Neil Young tocando guitarra (2019)
Foto de Neil Young via Shutterstock

O icônico Neil Young surpreendeu a todos ao lançar uma versão instrumental poderosa do hino dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner”, com sua guitarra.

A faixa lançada com o nome “Stand for Peace” chegou acompanhada por um clipe dirigido pela esposa de Young, Daryl Hannah, em que o músico aparece tocando guitarra ao lado de uma bandeira americana e termina com as frases “Be Brave” e “Stand For Peace”, que podem ser traduzidas em português para “Seja corajoso” e “Defenda a paz”, respectivamente.

Vale lembrar que Neil Young é canadense nascido em Toronto, Ontario, mas tem cidadania dos Estados Unidos desde 2020.

Apesar do músico não ter apontado diretamente que o lançamento da música está relacionado a uma motivação política, a nova gravação chega poucos dias depois dele ter compartilhado uma declaração falando sobre o conflito entre Israel e o Hamas, em que ele disse:

Para os nossos muitos amigos palestinos e os nossos muitos amigos judeus, precisamos recomeçar no presente e libertar as nossas terríveis conexões ao passado. Por piores que elas sejam, precisam ser esquecidas para que possamos ser livres para seguirmos em frente na vida juntos, toda a humanidade, focados em salvar o nosso planeta para as futuras gerações de todas as pessoas.

Além disso, no início desta semana, o veterano artista de folk e rock anunciou que estava desativando sua conta do Twitter. Isso aconteceu após o bilionário Elon Musk, dono da plataforma que passou a ser chamada de “X”, ter endossado uma teoria da conspiração antissemita.

Ao compartilhar sua decisão, Young declarou:

Estamos interrompendo todo uso do X que podemos controlar. Por razões que deveriam ser óbvias para o homem mais rico do planeta, estamos a tomar esta ação contra a sua empresa.

Confira o novo lançamento de Neil Young no player abaixo.

Neil Young lança versão poderosa do hino dos EUA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!