Roger Waters libera nova versão de
Reprodução/YouTube

Roger Waters é um dos maiores baixistas, compositores e personalidades do Rock em todos os tempos, mas embora tenha uma voz icônica que guiou grandes clássicos do Pink Floyd, não dá pra dizer que ele tiraria nota 10 em uma aula de canto.

Talvez por isso o músico britânico tenha tantos vocalistas como ídolos, e ao longo de sua carreira ele exaltou algumas das maiores vozes do Rock, Folk e Jazz que foram fundamentais para sua formação musical, e dos quais ele é fã até hoje.

A revista Far Out reuniu algumas dessas declarações para chegar aos 5 vocalistas preferidos de Roger Waters. Curiosamente, a lista tem apenas um cantor do Reino Unido, e os demais são americanos ou canadenses. Confira abaixo!

Roger Waters no Brasil em 2023

Vale lembrar que Roger Waters está chegando para shows em seis capitais brasileiras com a turnê This Is Not a Drill – que ele definiu como uma “surpreendente e extravagante experiência cinematográfica de Rock” – entre os dias 24 de outubro e 12 de novembro.

Nos shows, o lendário músico britânico faz arranjos exclusivos de clássicos do Pink Floyd como “Wish You Were Here” e “Shine On You Crazy Diamond”, além de performances que remetem ao álbum The Wall (1979) em um telão móvel que está impressionando todo o mundo.

O TMDQA! preparou um guia completo com informações e links para comprar ingressos para cada uma das apresentações em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, e você pode conferir clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: RESENHA: Roger Waters recria “The Dark Side of the Moon” em versão desnecessária, porém intrigante

Os 5 cantores favoritos de Roger Waters

Bob Dylan

Em uma entrevista para o radialista Howard Stern em 2012, Waters falou sobre uma música de Bob Dylan que “mudou sua vida” e abriu sua mente para novas possibilidades do que uma canção poderia ser. Ele definiu “Sad-Eyed Lady of the Lowlands”, do disco Blonde on Blonde (1966), como “hipnótica”:

Quando eu ouvi aquilo pensei, ‘Se o Bob pode, eu também posso’. Ela tem quase 20 minutos de duração, é um lado inteiro do disco! E não é de forma nenhuma cansativa ou chata, você só fica mais e mais envolvido na medida em que ela fica mais e mais hipnótica.

Waters inclusive já tocou trechos da música de Dylan este ano na turnê This Is Not a Drill. Será que vai pintar aqui no Brasil?

John Lennon

Outro momento definitivo da juventude de Roger Waters foi – como todos nós – conhecer os Beatles, que iniciaram a carreira apenas cinco anos antes do Pink Floyd.

Embora tenha dito que seu único encontro com John Lennon foi um pouco “amargo”, já que os dois eram “bastante arrogantes”, Waters disse em entrevista ao MSN que um de seus maiores desejos para o planeta era que “Lennon tivesse sido considerado certo quando disse que ‘tudo que você precisa é o amor’”, em referência ao sucesso “All You Need Is Love”.

Leonard Cohen

Um dos maiores poetas e compositores que o Canadá já teve, Leonard Cohen também está entre os preferidos de Waters. No programa Desert Island Discs da BBC, em que um artista é convidado a falar sobre suas músicas favoritas, ele destacou “Bird On The Wire”, do álbum Songs from a Room (1969):

Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois homens que nos permitiram acreditar que havia uma porta aberta entre a poesia e as canções. Essa música dele, ‘Bird On The Wire’, é tão simples, tão comovente, tão brilhante… Eu amo isso.

Uma das vozes mais impactantes a passar por este plano!

Ray Charles

Na mesma BBC Radio 4, Roger Waters ainda exaltou um representante do Jazz e R&B, o americano Ray Charles. O ex-Pink Floyd revelou que conheceu o pianista quando eles moravam muito próximos em Londres, e escolheu “Georgia On My Mind” como sua música preferida.

Waters ainda era um jovem estudante de arquitetura por volta de 1962, e descreveu Charles como “um viciado que não conseguia mais tocar”, mas destacou que, quando se recompôs, Ray foi “um homem notável com um talento extraordinário”.

Neil Young

Outro cantor e compositor elogiado por Waters no Desert Island Discs foi o mestre Neil Young. Falando sobre a faixa “Helpless”, ele definiu o canadense como “íntegro, eloquente e apaixonado por música”:

Há uma honestidade e verdade em tudo que ele fez. Você sente a integridade e a paixão dele. Eu sinto os pelos do meu pescoço se arrepiarem agora, lembrando da pureza com que ele canta as primeiras notas dessa música. É extraordinariamente comovente e eloquente.

Difícil discordar!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!