Neil Peart, baterista do Rush
Foto de Neil Peart via Shutterstock

Em 2020, perdemos o lendário baterista Neil Peart após uma batalha contra um câncer no cérebro, mas o precioso legado musical deixado pelo integrante do Rush merece continuar sendo celebrado.

Ao falar sobre Peart, que é considerado um dos maiores bateristas da história da música, muitas pessoas automaticamente se lembram da icônica faixa “YYZ”, lançada pela aclamada banda canadense em 1981.

O clássico instrumental integra o repertório do disco Moving Pictures, lançado em 1981. Acompanhada pelo baixista Geddy Lee e do guitarrista Alex Lifeson, “YYZ” se tornou um verdadeiro hino do rock progressivo.

Neil Peart e bateria isolada de “YYZ”

Em uma entrevista de 2012, Peart analisou todas as faixas do álbum e compartilhou alguns detalhes sobre a criação de “YYZ”. Ele explicou (via Far Out):

Um verdadeiro lançamento orgânico, que veio quando estávamos voando e ouvindo esse ritmo em código Morse do cockpit e eu falei ‘será que isso não daria uma introdução legal?’

Essa música é instrumental, mas é sobre o aeroporto YYZ, é sobre aeroportos, então temos esses climas exóticos mudando e então o gigantesco crescendo emocional de pessoas se reunindo e se separando, então foi muito conscientemente uma reviravolta cinematográfica de um aeroporto.

No YouTube, um perfil compartilhou um vídeo isolando a bateria de Neil Peart na canção citada, provando toda a genialidade do saudoso baterista.

Confira o resultado no player abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!