Alex Lifeson (Rush)
Foto via Wikimedia Commons

Para um fã, é sempre interessante conhecer o gosto musical do seu ídolo, principalmente quando ele é uma lenda da música como Alex Lifeson.

O guitarrista e membro fundador do Rush serve de referência para muitos outros artistas, mas para moldar seu estilo de tocar o músico foi influenciado por outros grandes nomes da história do Rock.

Ao participar do programa Classic Vinyl da Sirius XM (via Far Out) em 2013, Lifeson compartilhou algumas músicas que tinham um significado importante em sua vida.

A lista comprova que Alex foi um ouvinte assíduo do que tinha de melhor entre o final da década de 1960 e início dos anos 70. Além disso, a variedade de Rock, destacando principalmente a psicodelia e o hard rock, chamam atenção.

Como você pode conferir logo abaixo, não surpreende o fato de algumas das bandas citadas pelo guitarrista do Rush terem sido alguns dos pioneiros da primeira onda do Rock como The Beatles, The Rolling Stones e especialmente Jimi Hendrix, que refletiu no som mais experimental que Alex passou a tocar.

O músico ainda apontou para a influência que o trio Cream, especialmente Eric Clapton, teve para os primeiros anos da carreira do Rush. E depois de ter sido apresentado ao rock mais pesado a partir de obras de bandas como The Who, Mountain e Led Zeppelin, Alex Lifeson declarou que o Yes foi essencial para mudar a maneira como a banda tocava após a entrada de Neil Peart na bateria.

Confira a seguir as 10 músicas preferidas de Alex Lifeson e os comentários do guitarrista sobre as faixas e bandas mencionadas!

As 10 músicas preferidas de Alex Lifeson

The Rolling Stones – “Satisfaction”

Certamente ‘Satisfaction’ dos Rolling Stones foi uma música de grande influência. A guitarra distorcida de Keith Richards, aquela guitarra com fuzz do riff principal, simplesmente me surpreendeu quando eu tinha 12 anos e ouvi isso pela primeira vez. Lembro-me de sair correndo e comprar um single.

The Doors – “Riders on the Storm”

Eu gostava muito do The Doors quando eles existiam no começo. Eles eram uma banda única. Eu sei que John Rutsey, o baterista original do Rush, era um grande fã do Doors. Não posso dizer que eles foram influentes em nossa música. Mas certamente eles eram tão novos e diferentes e havia uma personalidade tão grande em Jim Morrison que eles realmente acrescentaram muito a toda a cena do rock.

Yes – “I’ve Seen All Good People”

A composição deles era bastante complexa, complicada em muitos níveis, as músicas eram longas e muito dinâmicas. Esses foram todos os elementos-chave da maneira como queríamos começar a escrever quando Neil se juntou à banda em 1974. Queríamos avançar em direção a algo um pouco diferente da música baseada no blues que tocávamos.

Geddy era o maior fã da banda e eu gostei bastante deles. Eu definitivamente os apreciei. Eu não acho que eu era tão fã quanto ele. Mas Steve Howe é um guitarrista brilhante e eu diria que o Yes provavelmente foi uma influência para nós.

Mountain – “Mississippi Queen”

Quando Mountain foi lançado, ‘Mississippi Queen’ em particular, aquele álbum era tão, tão, tão pesado para a época, foi realmente uma grande novidade. Eles eram tão fortes. Lembro-me de ir vê-los num teatro em Toronto, provavelmente em 1970, 1971, algo assim, e eles foram uma grande influência em todo aquele movimento blues heavy-rock.

The Who – “My Generation”

Sabe, algumas dessas bandas eram minhas favoritas, mas The Who é provavelmente a minha favorita. A primeira vez que ouvi ‘My Generation’ foi um hino fantástico e a interpretação de Pete Townshend. Havia tantas músicas como ‘Pictures of Lily’, mais tarde ‘Tommy’, claro, ‘Won’t Get Fooled Again’, uma banda tão fácil de se identificar.

Cream – “Spoonful”

O Cream foi uma banda muito influente, especialmente Eric Clapton. Sendo eles um trio e Rush sendo um trio, você pode ver onde começamos e como gostamos de tocar no formato que eles tocavam. ‘Spoonful’, eu me lembro, foi uma das primeiras músicas que eu realmente sentei e tirei o solo de guitarra que Clapton tocou.

A música tinha cerca de 10 minutos de duração, então a seção do solo era bem longa e eles tocaram tudo. Lembro-me de estar sentado lá com meu toca-discos de baixa qualidade de 20 dólares com as três moedas coladas no braço e eu tocava aquele solo e descobria as três primeiras notas e depois voltava e tocava novamente e pegava as próximas três notas e novamente e de novo e de novo. Quando finalmente consegui entender tudo e toquei do começo ao fim, fiquei muito animado e orgulhoso de mim mesmo.

Led Zeppelin – “How Many More Times”

‘How Many More Times’ foi a música que acho que teve o maior impacto em mim. Era uma música muito legal e pesada e então Jimmy Page tocou a primeira metade do solo de guitarra com arco de violino. Isso simplesmente me surpreendeu. É claro que corri e comprei um arco de violino e tentei imitá-lo e tudo o que realmente aconteceu foi que fiquei com toda essa coisa pegajosa nas cordas. Tive que pegar as cordas do meu violão e fervê-las para tirar aquilo, porque não tinha dinheiro para comprar cordas novas [risos].

Jimi Hendrix – “Purple Haze”

Acho que nunca senti vontade de tocar como ele. Acho que ele foi muito além disso e muito único. Mas certamente [ele foi] muito, muito influente no que fez com a guitarra e como a abriu. Esse primeiro disco foi uma experiência alucinante.

Lembro-me de ter ouvido que, na verdade, o baterista original do Rush, John Rutsey, tinha alguns irmãos mais velhos que gostavam muito de música e eles compraram aquele álbum quando foi lançado. Lembro-me de ir até a casa dele e ouvir em seu toca-discos de baixa qualidade de 28 dólares.

The Beatles – “Rain”

Tudo o que existia antes morreu naquele dia. Assim como Jimi Hendrix disse que ‘você nunca mais ouvirá Surf Music’, com seu primeiro disco as coisas mudaram. Houve muitas músicas dos Beatles que foram extremamente influentes. Lembro-me de tocar ‘Rain’ bem no início, fizemos uma versão muito mais longa dela. Mas adoro a maneira como os acordes têm aquele tom vibrante. Há um certo sentimento nisso.

Pink Floyd – “Wish You Were Here”

Na época em que estávamos trabalhando em nosso álbum ‘Snakes & Arrows’, todo o disco foi escrito no violão, porque queríamos mudar um pouco as coisas. Conversamos sobre como a abordagem dele [David Gilmour] era praticamente a mesma. Muitos dos discos e muitas das músicas que ele escreveu no passado, ele escreveu primeiro acusticamente, antes de traduzi-las para a guitarra elétrica. Então foi muito, muito fascinante.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!