Pessoa tocando guitarra
Foto de uma pessoa tocando guitarra via Shutterstock

Em tempos tão difíceis como os de hoje, não é raro encontrar pessoas que precisam de ajuda para cuidar de sua saúde mental. Uma das alternativas para quem está em busca de uma válvula de escape é tocar guitarra, cuja prática traz enriquecimento e realização pessoal.

De acordo com a Guitar World, estudos clínicos provaram que aprender a tocar violão ou outros tipos de instrumento é uma atitude que beneficia tanto o corpo quanto a mente. Os relatórios até apontam para uma redução dos níveis de pressão arterial como resultado da experimentação na arte de se fazer música.

O terapeuta profissional JT Nolan explicou que existe um componente terapêutico que surge quando a gente se expressa através da música.

Além de profissional da área, ele é guitarrista e parceiro da rede de bem-estar da Backline, iniciativa que tem como objetivo oferecer recursos para músicos que estejam passando por problemas de saúde mental.

Em conversa com a revista, Nolan ofereceu sete dicas para superar os obstáculos e levar uma vida mais saudável e cheia de benefícios. Confira a seguir!

1. Expressão dos sentimentos

Como conselheiros, uma das coisas que a gente pede para que as pessoas façam é documentar. Colocar o que está girando em sua cabeça em uma página muda a energia. É uma forma de deixar ir. É o mesmo que tocar violão. Isso diz ‘Estou intencionalmente observando e honrando esse sentimento e expressando-o para que não apenas apodreça aqui. Estou deixando ele ir.’

2. Criação de Conexões

Os humanos são programados para se conectar uns com os outros e quando eles não conseguem isso, eles não se saem bem. A música ainda tem a capacidade de unir as pessoas mas você não pode fazer isso no Zoom. Não é o mesmo que tocar em tempo real. Dou aulas particulares há 25 anos, mas a maneira como as pessoas se conectam e se inspiram nas aulas juntas é diferente e poderosa.

3. Encontrando seu propósito

Estamos aqui para servir, criar, brincar, curtir e nos conectar com as pessoas. Não é essa fantasia egóica. Devemos deixar isso de lado, ouvir e fazer parte de algo. Existe uma opção para deixar a alegria e a conexão passarem, e você sempre pode encontrar isso com a música, se puder se abrir e ser vulnerável a ela.

4. Lidando com o estresse

A última coisa que você fez foi como se sente sobre si mesmo atualmente, então, há momentos em que você precisa ir além disso e se expor. O objetivo é sempre ser o seu eu verdadeiro e autêntico. [Música] serve de uma forma que nada mais que eu já experimentei na minha vida tem a capacidade de fazer. A música certamente me ajudou a viver uma vida mais feliz e saudável. É uma coisa positiva para resolver o trauma, e se você criar algo que é passado para alguém, talvez eles ouçam e pensem: ‘Não estou sozinho’”.

5. Trabalhando através do luto

Nossa cultura não sabe o que fazer com o luto. Não sabemos como agir, o que dizer, o que fazer pelos outros e por nós mesmos. Ninguém está fazendo isso de propósito; nós somos muito ruins nisso.

Temos que sentir nossa dor e expressá-la, não apenas escondê-la.

6. Fazendo uma conexão espiritual

A verdadeira criatividade surge quando você está no que é conhecido como estado de fluxo. Quando estamos realmente naquele momento, somos o canal para que as coisas se movam através de nós, e é aí que as melhores coisas acontecem. Eles não são nossos, necessariamente; estamos apenas sendo escolhidos pela musa.

7. Construção de confiança

Nosso maior desafio é o perfeccionismo, porque há muitas comparações nas redes sociais. A comparação pode ser ótima quando te inspira a ser melhor, mas muitas vezes é a raiz da nossa infelicidade. É algo que todos nós fazemos, mas é difícil ter limites quando é tão difundido.

Se você se interessou, existem diversos cursos no YouTube que podem te ajudar a aprender a tocar violão sem sair de casa. Confira um deles logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!