Chad Smith no show do Red Hot Chili Peppers no Rio de Janeiro
Foto por Diego Castanho/TMDQA!

Para além de ser turista e rolezeiro profissional no Brasil, Chad Smith é acima de tudo um lendário baterista. Quem tem acompanhado a turnê do Red Hot Chili Peppers sabe que o músico está aproveitando sua passagem pelo país e ganhou até um “RG brasileiro”, mas o verdadeiro show é quando ele sobe ao palco e se mostra um dos maiores ícones do instrumento no planeta.

Um verdadeiro professor em sua arte, Chad é o resultado de muitos anos de estudo de bateria. Apesar de muitas vezes não chamar tanta atenção quanto seus companheiros de banda Flea John Frusciante, que se destacam com solos e riffs marcantes em praticamente todas as faixas do RHCP, Smith é o pilar de sustentação para tudo isso.

Todo esse repertório foi construído a partir de influências que talvez surpreendam alguns dos fãs que não conhecem a formação musical de Chad. Mas olha só a dica: nos últimos tempos, ele foi visto várias vezes com uma camiseta do Judas Priest.

Qual o melhor baterista do mundo para Chad Smith?

Ainda que o Priest em si nunca tenha sido citado como influência direta por Chad, o fato é que o músico, apesar de ser dos Estados Unidos, tem um carinho muito grande pelo Rock britânico.

Em todas as vezes que mencionou seus ídolos, Chad destacou a importância dos “bateristas ingleses de Rock do final dos Anos 60 e começo dos Anos 70” em sua formação musical. Nomes como Keith Moon (The Who) e Bill Ward (Black Sabbath) sempre figuram em suas menções, mas o grande vencedor é John Bonham, do Led Zeppelin.

Continua após o vídeo

Em uma entrevista resgatada pela Far Out, Chad Smith deixou bem clara a importância de Bonzo em sua carreira:

John Bonham me influenciou desde muito cedo. Eu tinha talvez 10 anos na época. Estava começando a aprender bateria. […] Era o absoluto poder de Bonzo que me atraía. E o som dele! Eu nunca tinha ouvido bateria com esse som; a produção do Page foi importante, claro. O Bonzo tinha profundidade e um certo ar, e ele tocava de forma tão musical. A forma como ele tocava ao redor dos riffs de Page com tanto poder, musicalidade e finesse era realmente impressionante.

Vale ressaltar que o músico chegou a dizer que, tecnicamente falando, Buddy Rich seria a sua escolha para cravar quem é o melhor baterista do mundo. Mas nem tudo é técnica, não é mesmo?

Logo abaixo, você confere a lista de 10 bateristas mencionados por Chad Smith como os preferidos de sua vida.

Os 10 bateristas preferidos de Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers

1. John Bonham (Led Zeppelin)
2. Keith Moon (The Who)
3. Buddy Rich
4. Mitch Mitchell (The Jimi Hendrix Experience)
5. Ian Paice (Deep Purple)
6. Ginger Baker (Cream)
7. Roger Taylor (Queen)
8. Topper Headon (The Clash)
9. Charlie Watts (The Rolling Stones)
10. Ringo Starr (The Beatles)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!