Jay-Z
Foto: Flickr/Rich Thane

Muitos fãs de Jay-Z seguem na expectativa de saber se o rapper veterano ainda irá lançar um novo trabalho musical, já que ele tem investido boa parte de seu tempo atualmente na carreira de empresário.

Os últimos projetos liberados pelo músico foram respectivamente de 2017 e 2018: seu disco solo 4:44 e seu álbum colaborativo com Beyoncé, sua esposa, Everything Is Love.

Recentemente, no entanto, Jay-Z foi entrevistado por Gayle King, da CBS Mornings, e por lá foi questionado justamente sobre a perspectiva de retornar ao estúdio para gravar um novo álbum, o que ocasionou uma revelação no mínimo interessante.

Jay-Z revela o que o faria lançar um novo disco de inéditas

O veterano respondeu que qualquer material novo que ele pense em lançar precisaria ter substância e impactar a vida das pessoas para que ele pudesse compartilhá-lo com o mundo, ao invés de ser simplesmente uma coleção descartável de músicas (via HipHopdx):

Eu já [usei a palavra ‘aposentadoria’], não posso fazer isso nunca mais. O que posso dizer é que quero fazer música, mas tem que ser algo importante.

Eu não quero apenas fazer um monte de músicas. Isso não vai me servir. Não vai me alimentar, em primeiro lugar. Eu tenho que estar dizendo algo importante. Tem que significar alguma coisa, sabe? Tem que significar algo para a sociedade de forma mais ampla.

O rapper justificou sua posição citando seu décimo terceiro disco de estúdio, 4:44:

‘4:44’, por exemplo, foi uma história pessoal, mas a quantidade de vulnerabilidade ali contida permitiu que muitas pessoas explorassem o espaço.

A obra citada por Jay-Z foi um de seus projetos mais íntimos até então. No disco, como muitos sabem, ele abordou diversos assuntos pessoais envolvendo pessoas próximas, como sua mãe Gloria Carter e sua esposa, Beyoncé.

Na época de seu lançamento, inclusive, muitas pessoas falaram sobre a faixa-título do disco, que funciona basicamente como uma carta aberta e um pedido de desculpas de Jay para sua mulher. Isso porque, após o lançamento do disco Lemonade, Bey deu a entender que tinha sido traída pelo companheiro.

Jay-Z não está “ativamente” trabalhando em novas músicas

No ano passado, Jay-Z chegou a falar em entrevista a Kevin Hart sobre a criação de novas músicas, explicando que ele “não está ativamente” gravando um novo disco, mas não quer fechar a porta para um possível retorno:

Não estou ativamente fazendo música ou um álbum, nem tenho planos de fazer um álbum, mas nunca quero dizer que estou aposentado. É um dom, então quem sou eu para desligá-lo? E pode ter uma forma ou interpretação diferente. Talvez não seja um álbum, talvez seja. Não tenho ideia, mas vou deixar em aberto.

Também no ano passado, surgiram rumores através de Kyle Buchanan, repórter do New York Times, de que Jay-Z teria planos de gravar outro álbum conjunto com Beyoncé, que serviria como a terceira e última parte da série RENAISSANCE. Será?

LEIA TAMBÉM: 10 artistas que estão há mais de 1000 dias sem lançar um disco

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!