Arctic Monkeys
Foto: Divulgação

No mês que passou, AM, o quinto disco de estúdio do Arctic Monkeys, completou 10 anos de lançamento. Pois é: já se passou uma década desde que Alex Turner e companhia foram alçados ao status de “Rock de arena” com suas músicas mais populares e pesadas até aqui.

O álbum mudou completamente os rumos da carreira do grupo britânico, que até então era famoso por ter liderado a onda do Indie Rock dos anos 2000, e esse foi o tema de um vídeo especial que o TMDQA! preparou para o Reels e TikTok.

O post explica o sucesso do álbum em números: agora em setembro de 2023, em meio às comemorações dos 10 anos, o disco se tornou 3x Platina pela RIAA, o que representa 3 milhões de cópias vendidas, além de ter sua versão em vinil entre os mais comercializados da década.

No streaming, das 10 músicas mais reproduzidas da banda, sete são do AM. Pela ordem: “Do I Wanna Know?”, “I Wanna Be Yours”, “Why’d You Only Call Me When You’re High”, “R U Mine?”, “Arabella”, “Snap Out Of It” e “Knee Socks”.

Continua após o vídeo

10 anos de AM, do Arctic Monkeys

O Arctic Monkeys lançou seu primeiro disco em 2006 e começou a mudar sua sonoridade quando trabalhou com Josh Homme, do Queens of the Stone Age, no Humbug (2009), disco mais voltado ao Rock Psicodélico.

Em 2011 vieram as baladas Pop Rock de Suck It And See, e dois anos depois foi a vez de abraçar influências do Hip Hop e do Blues Rock, algo bastante evidente nas batidas de AM e nos vocais dobrados de Matt Helders.

O disco foi gravado no Rancho de La Luna, estúdio que fica no meio do deserto da Califórnia e é considerado um templo do Stoner Rock, cujo principal representante é justamente o QOTSA, mostrando mais uma vez a influência de Homme para Alex Turner.

Para saber mais sobre esses e outros bastidores do maior clássico do Arctic Monkeys, que acaba de completar uma década (música de pai?), confira abaixo ou clicando aqui o vídeo especial Tudo Em 90 Segundos e comente com a sua música preferida do álbum!

LEIA TAMBÉM: As 10 melhores músicas da carreira do Arctic Monkeys

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!