As 10 melhores músicas da carreira do Arctic Monkeys
Imagem: Divulgação

Com sete discos lançados, hits que transformaram o Rock britânco e shows impecáveis como os que passaram pelo Brasil em 2022, o Arctic Monkeys se consolida cada vez mais como uma das maiores bandas do planeta.

Se nesta matéria especial já escolhemos as 10 músicas que definiram a carreira de Alex Turner e companhia, agora está na hora de selecionar as melhores.

É claro que esse critério é pessoal e subjetivo, mas tentamos contemplar todas as fases e sonoridades do grupo desde o agitado primeiro álbum em 2006, passando pelo clássico AMque acaba de completar 10 anos – até as experimentações do recente The Car.

Também buscamos apoio nos números, incluindo algumas das faixas mais populares no YouTube e no Spotify. Vamos a elas!

As 10 melhores do Arctic Monkeys

10“Star Treatment”

Não foi à toa que o Arctic Monkeys escolheu essa música para abrir o seu disco mais disruptivo, o Tranquility Base Hotel & Casino (2018). “Star Treatment” assustou muita gente, mas mostra uma banda madura e disposta a fazer arranjos ousados.

9“I Wanna Be Yours”

AM é um disco com uma estética muito característica que está presente da primeira à última faixa: exatamente a lenta “I Wanna Be Yours”, em que Alex e o baterista Matt Helders fazem uma harmonia de vozes perfeita no refrão.

8“Fluorescent Adolescent”

Só porque é o hit mais clichê dos Monkeys, não significa que não seja uma música excelente. O riff de abertura é daqueles mais icônicos de todos os tempos e ajudou a definir o Indie Rock dos anos 2000. Está entre as mais populares no YouTube, com 720 milhões de visualizações.

LEIA TAMBÉM: Reizinhos do B-side: 5 músicas incríveis do Arctic Monkeys que não entraram nos discos da banda

7“Brick by Brick”

Com guitarras sujas, a banda encontrou um riff poderoso ao melhor estilo Blues Rock e “tijolo por tijolo” construiu um refrão simples e pegajoso nessa faixa do Suck It and See (2011).

6“Perhaps Vampires Is A Bit Strong But…”

Essa é uma pedrada vinda diretamente do disco de estreia da banda – o cultuado Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not (2006) – em que Turner faz uma crítica aos empresários que só pensam em tirar proveito dos artistas.

5“I Ain’t Quite Where I Think I Am”

Quem não se ligou muito nos dois últimos discos do Arctic Monkeys precisa dar uma segunda chance. Nessa música do The Car (2022), o grupo experimenta um ritmo mais groovado que deixaria David Bowie muito orgulhoso.

4“Pretty Visitors”

Outro disco injustamente renegado por muita gente, Humbug (2009) é mais voltado para o Psicodélico e a faixa em questão mostra isso com uma intro guiada pelo órgão, vocais velozes e sombrios e um ritmo complexo que permite que Helders mostre todo o seu talento.

3“Do I Wanna Know?”

Provavelmente a música mais conhecida dos Monkeys, “Do I Wanna Know?” é perfeita em todos os aspectos: riffs, batida, letra, refrão. São 1,8 bilhão de plays no Spotify e 1,5 bilhão de views no Youtube, e acho que nem é preciso falar mais nada.

2“Crying Lightning”

O baixo distorcido de Nick O’Malley em cima da bateria eletrizante da introdução já dão as cartas de uma das músicas mais pesadas que a banda já fez, presente no também pesado Humbug.

1“R U Mine?”

Aqui a banda uniu tudo que fez de melhor ao longo da carreira: Garage Rock, Stoner Rock, Blues Rock e toques de Hard Rock. Em suma, um verdadeiro clássico do Rock. Tem
890 milhões de reproduções no Spotify e, por representar tão bem essa trajetória, é a melhor música do Arctic Monkeys.