Alex Turner, do Arctic Monkeys, chateado
Reprodução/YouTube

O tempo passa, o tempo voa, e algumas bandas do início dos anos 2000, como Arctic Monkeys e The Killers, já estão completando duas décadas ou mais de história. E, com isso, chegou a hora delas oficialmente receberem o rótulo de “música de pai”.

Pois é: pode ser que você seja fã dos grupos citados acima e não esteja nem próximo da paternidade, mas saiba que, na visão de alguns adolescentes, essa fase já chegou. Pelo menos é o que diz um tweet que viralizou recentemente e teve mais de 40 mil curtidas ao afirmar que “ouviu um adolescente descrever Arctic Monkeys como ‘música de pai’”.

Nas respostas, diversas outras bandas também foram mencionadas ao lado de afirmações absurdas. Uma pessoa relatou ter ouvido o Oasis ser chamado de “Rock clássico” por um de seus estagiários na empresa em que trabalha, enquanto outro falou sobre o que ouviu ao comentar da banda de Brandon Flowers:

Eu estava falando sobre o The Killers e alguém do trabalho disse, ‘Ah, então você gosta de Rock de pai?’. Foi vários meses atrás, eu ainda não me recuperei. (Não vou nem falar pra ele sobre Britpop e o Grunge dos meus anos de adolescência!!)

Surgiram até mesmo relatos de gente que acredita que o Nirvana estava por aí “nos anos 1900”, o que foi explicado por usuários da rede como uma forma de alguns jovens se referirem a todos os anos entre 1900 e 1999, diferentemente de como a geração passada está acostumada a fazer.

Arctic Monkeys, The Killers e as “músicas de pai”

Vale lembrar que, apesar do termo não ser tão comum por aqui, o Rock de pai (ou Dad Rock, em inglês) é um gênero musical semi-oficial, inclusive com compilações que circulam por aí como a NOW That’s What I Call Dad Rock, que você pode conferir ao final da matéria.

Até então, o termo era muito usado para se referir a bandas mais clássicas como Queen, U2BostonMeat LoafToto e afins. Hoje em dia, a própria playlist citada acima já inclui faixas como “Mr. Brightside”, do The Killers, e até outras ainda mais recentes, como “Chelsea Dagger”, lançada pelo The Fratellis em 2006.

O jeito é abraçar a nova estética!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!