Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

Ao que tudo indica, a volta dos discos de vinil realmente não foi algo momentâneo. As vendas das obras neste formato aumentaram 13,2% nos primeiros nove meses de 2023, impulsionadas especialmente por artistas como Lana Del Rey, Taylor SwiftBlur.

O novo dado coletado pela BPI – British Phonographic Industry (via Music Week) chega alguns meses após a notícia de que os discos de vinil tiveram 8 milhões de vendas a mais do que o CD nos Estados Unidos em 2022, depois de 35 anos.

A análise mais recente aponta que foram vendidos 3.952.262 LPs no ano até o final de Setembro. O aumento superou o crescimento de 12,4% do primeiro semestre de 2023, e a diferença foi ainda maior durante o terceiro trimestre, com crescimento de 15,1% comparado ao ano anterior. Foram vendidos 1.237.620 LPs de vinil neste período.

Lana Del Rey e a popularização dos discos de vinil

Muitos artistas contribuíram para o aumento da popularidade dos discos de vinil ao lançarem seus trabalhos neste formato, mas o destaque ficou mesmo por conta de Lana Del Rey.

Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd, com 33.568 cópias, foi o vinil mais vendido até agora em 2023. A segunda posição ficou com Speak Now (Taylor’s Version), de Taylor Swift, que teve 29.649 cópias compradas e foi o lançamento de vinil mais vendido durante o terceiro trimestre.

O pódio fica completo com The Ballad of Darren, do Blur, que comercializou 26.894 cópias. O quarto lugar ainda foi ocupado por Tension, de Kylie Minogue, com 19.160 cópias vendidas.

Em tempo, é provável que a venda de discos alcance um número ainda maior com a Black Friday, marcada para acontecer no dia 24 de Novembro. Nesta data, estão previstos os lançamentos de edições limitadas em vinil de trabalhos de artistas como Post Malone, Joni Mitchell, The Doors, Prince e muitos outros.

E você, quantos discos já comprou em 2023?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!