YoDa
Foto: Divulgação

Felipe Noronha, mais conhecido pela sua legião de seguidores como YoDa, está mais do que disposto a criar uma ponte sólida entre a música e os games no Brasil. É com esse mote que o empresário tem encabeçado diversos projetos unindo as duas frentes e, mais recentemente, esteve por trás da primeira edição do Amazon Music Quiz no Brasil.

A parceria entre o Grupo SehLoiro, empresa do streamer, e a Amazon Music começou em junho deste ano, e resultou em um programa ao vivo que promoveu a interação com o público e artistas. Além dos apresentadores Zero e Calango, o programa ainda contou com nomes da música como Bob 13 e InovaSamba, sem contar a participação do próprio YoDa em um dos episódios. No programa, os espectadores participaram de alguns jogos envolvendo conhecimento musical, tudo isso valendo prêmios.

Em conversa com o TMDQA! logo após o fim do projeto, YoDa se mostrou animado com o resultado e ainda mais com o futuro dessa união. Ele, que é fã de música desde criança, enxerga um movimento importante acontecendo no mundo inteiro, principalmente com a mudança na forma como consumimos conteúdo ao vivo e as transmissões de jogos hoje em dia:

Esse movimento é global. Hoje em dia, fazer live não é só jogar, está bem longe disso. Tudo pode ser transmitido, inclusive a música, inclusive os shows, inclusive conteúdos musicais. Seja um cara num show para milhares de pessoas ou uma pessoa que está na casa dela fazendo algum tipo de transmissão. O que importa é como você vai fazer isso, como você vai interagir com o público e como isso vai ser divulgado para a comunidade e quem você quer atingir.

YoDa e a música

Em 2020, como te contamos por aqui, YoDa lançou o projeto PlaYlisT, programa multicanais que uniu pela primeira vez game e música na Twitch. No ano seguinte, o projeto cresceu e se tornou PlaYlisT X2, promovendo uma batalha entre DJs e jogadores de League of Legends, que se uniam para coordenar os movimentos do jogo com o ritmo da música. À época, o programa chegou a ter 320 mil espectadores únicos na Twitch.

Sobre o projeto, ele reflete: “A novidade aí foi fazer tudo isso ao vivo, né? E aí rolou esse treino em 2020, a gente tentou e deu muito certo. Como era algo muito novo, foi algo que abriu portas. A gente não sabia onde ia dar, e ao vivo tudo pode acontecer.” Ele completa:

O PlaYlisT também veio em uma hora muito boa. Foi durante a pandemia, as pessoas começaram a migrar mais ainda para o online, as marcas também. Então foi um conteúdo importante a ser criado ali naquele momento.

Com o Amazon Music Quiz não foi diferente. YoDa afirma que reforçar ainda mais essa proximidade com o público em casa foi fundamental para o projeto, além da parceria com outros streamers que também toparam entrar na brincadeira:

Quando a gente fala de música, parece que é uma comunidade só disso. Mas não, cara, estamos conseguindo abranger um público muito grande com interesses diferentes. Eu diria que a gente finalmente conseguiu integrar esse conteúdo ao vivo de música junto com as ferramentas que a própria plataforma da Twitch disponibiliza. Várias delas ainda não estavam sendo exploradas. Para esse projeto, a gente também contou com a ajuda da Amazon para dar prêmios a quem participasse do quiz, e isso foi algo inovador.

Continua após o player

Projetos futuros

Perguntamos ao YoDa sobre quais outros jogos podem ser protagonistas de projetos futuros, como foi o League of Legends entre 2020 e 2021.

Segundo o empresário, apesar de não ter ainda nenhum em vista, a ideia é focar em games que tenham abertura para a música sem atrapalhar a jogabilidade. “Em alguns jogos, você precisa ouvir o que está acontecendo para poder jogar, como Counter Strike e Valorant. Com o League of Legends isso não foi um problema, então ainda estamos pensando em quais fariam sentido para as próximas edições,” disse o streamer.

Ele ainda completa afirmando que tem intenção de voltar com o PlaYlisT em 2024, reformulado:

A gente espera muito poder continuar com esse trabalho com a Amazon Music. Em relação ao PlaYlisT, principalmente ao 2, eu gostaria muito de voltar no ano que vem diferente. E também temos algo bem massa relacionado a jogo que está pra acontecer, mas ainda não posso contar!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!