5 Discos que Mudaram a Vida de Gabriel O Pensador
Foto por Steff Lima/Divulgação

A bagagem musical que Gabriel O Pensador foi adquirindo ao longo da vida e dos mais de 30 anos de carreira acabou refletindo nas canções que o tornaram uma referência do Rap nacional.

Enquanto divulga o seu mais novo disco Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, que marca seu primeiro álbum inédito em 11 anos, o artista revelou com exclusividade ao TMDQA! uma lista com 5 álbuns que marcaram sua vida de maneiras diferentes.

No registro, que foi disponibilizado no nosso Instagram, Gabriel prova que não é uma daquelas pessoas que gosta de ouvir apenas um estilo musical e cita de que maneira artistas e movimentos de diferentes gêneros influenciaram não apenas em sua formação musical, mas também em algumas das faixas que estão presentes em seu nono álbum de estúdio.

Continua após o player

5 discos que mudaram a vida de Gabriel O Pensador

Titãs – Cabeça Dinossauro

Gabriel O Pensador começou sua lista falando sobre o disco Cabeça Dinossauro, lançado em 1986 pelos Titãs. O rapper lembrou que a turnê do terceiro álbum da banda brasileira marcou seu primeiro show de Rock, ao qual ele assistiu quando tinha cerca de 12 anos de idade.

Eu tinha esse álbum. Ele trazia letras fortes, palavrão, depois de um período de censura no Brasil. Eu, que era criança, cantando ‘Bichos Escrotos’ e ‘Polícia’ e outras músicas de protesto, e com poesia e com energia. Esse álbum me inspirou e me influenciou mostrando a música com esse poder de liberdade de expressão, de grito, de rebeldia, né?

Michael Jackson – Thriller

Em seguida, Pensador citou o elogiado disco Thriller, lançado em 1982 por Michael Jackson, apontando que o álbum “mexeu com toda uma geração”. Para ele, a obra teve um significado ainda maior pois foi quando ele começou a conhecer a Black Music.

Trilha sonora de Beat Street

O terceiro disco citado pelo rapper brasileiro foi Beat Street – Vol. 1, trilha sonora do filme de mesmo nome (traduzido em português para A Loucura do Ritmo). Gabriel ainda revela que fala sobre Beat Street em “Profecia”, faixa de abertura do seu novo disco.

Bob Marley & The Wailers – Survival

Gabriel disse que o Rei do Reggae foi “um grande ídolo na adolescência, e ainda é”. Ele escolheu o disco Survival, de 1979, para integrar sua lista, e justificou:

Eu ouvia no repeat, ouvia pra dormir, dormia ouvindo o álbum. E eu me inspirava, me inspiro. Eu comecei a pesquisar muito as letras do Bob, a história do Bob, e não só de um álbum mas de uma obra extensa, com muita mensagem, muita beleza, muita força também nas palavras, muita atitude. Bob Marley com uma música de resistência, o Reggae, que eu também cito nesse álbum como irmão do Hip Hop, né? Uma música de resistência, o Reggae.

A música citada por Gabriel é “Burn Babylon”, que contou com a participação do seu amigo de longa data Hélio Bentes e foi feita em parceria com Papatinho.

Public Enemy – Fear of a Black Planet

Finalizando suas escolhas, o rapper disse que poderia citar trabalhos de artistas como Run-D.M.C., Beastie Boys, N.W.A. Geto Boys, mas confessou que o disco que integra sua lista é Fear of a Black Planet, lançado em 1990 pelo Public Enemy.

Como bônus, Gabriel ainda compartilhou uma curiosidade sobre seu encontro em Nova York com o produtor estadunidense KRS-One, da Boogie Down Productions.

Gabriel O Pensador dá detalhes dos discos que mudaram sua vida

Confira abaixo ou clicando aqui o vídeo de Gabriel O Pensador explicando mais detalhes sobre os 5 discos que mudaram sua vida!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!