Gabriel O Pensador lança disco de inéditas após 11 anos; ouça
Foto por Steff Lima/Divulgação

Gabriel O Pensador está de volta! O rapper veterano compartilhou recentemente com os fãs seu primeiro disco inédito em 11 anos, intitulado Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno.

O trabalho apresenta de forma repaginada a essência do artista, que busca através de suas músicas dar voz e traduzir anseios e sentimentos de diferentes gerações, inspirando evolução através da poesia e do ritmo.

O álbum chega com algumas colaborações escolhidas de forma criteriosa por Gabriel. Segundo o artista, Black Alien participa da canção “Nunca Tenha Medo” pois o artista é a pessoa ideal para falar de coragem, dos nossos fantasmas e também “porque ele canta de peito aberto sobre a barreira do medo e tantas outras que temos que superar”.

Já a faixa “Boca Seca” mostra a união entre Pensador e Sant, rapper da nova geração, refletindo sobre o vazio do mundo de hoje, o excesso de informações inúteis e a falta de ideias e a dependência cada vez maior da inteligência artificial. Hélio Bentes, que é um antigo parceiro de Gabriel, contribuiu com sua voz marcante em “Burn Babylon”, música feita pelo rapper em parceria com Papatinho.

Gabriel O Pensador libera novo disco de inéditas

Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno também apresenta colaborações com Armandinho, Makua Rothman, surfista havaiano de ondas grandes, compositor e cantor, e com Lulu Santos e Xamã, que participaram de “Cachimbo da Paz 2” – música lançada como prévia do novo disco. Sobre a parceria com os artistas, Gabriel declarou em nota:

Eles chegaram com uma missão mais difícil do que ressuscitar o cacique assassinado na prisão, que é a missão de rever uma música tão emblemática como ‘Cachimbo da Paz’. Acredito que cumprimos bem esse desafio. O Lulu criou um novo refrão à altura do bom e velho maresia trazendo novamente a suavidade da sua voz e a guitarra contrastando com uma letra que fala sobre questões sérias e pesadas. Enquanto Xamã trouxe seu estilo versátil, numa pegada de rap raiz, enfatizando as causas indígenas que são tema da letra além da maconha e dos problemas gerados pelo tráfico e pelo atraso mental do ‘país da hipocrisia’.

Ao mesmo tempo em que explora batidas já conhecidas por seus admiradores, Gabriel trouxe no disco uma dinâmica que explora elementos do trap, reggae e outras influências. A produção musical é assinada por Kevin, do estúdio Malibu.

Refletindo sobre o material apresentado aos fãs, Pensador apontou:

Espero que algumas músicas desse álbum ajudem a nos lembrar a razão de estarmos aqui, por que o rap existe e qual o propósito da nossa arte. Não é fazer música por fazer. É sermos originais e cada um buscar o seu estilo e traduzir a sua verdade musical. Descrevi em algumas letras o que eu acredito ser a essência do que me levou a seguir esse caminho. Tomara que as novas gerações continuem buscando cada vez mais antídotos para o veneno do mundo em forma de música e poesia.

O novo álbum, sucessor de Sem Crise (2012), também inclui contribuições de outros produtores como DJ Caique, André Gomes, Sam The Kid e Dree Beatmaker, que esteve com Gabriel na criação dos primeiros beats e participou de quatro faixas do disco.

Ouça abaixo Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, novo disco de Gabriel O Pensador!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!