Anti-Flag explica fim da banda após acusações de abuso sexual
Imagem: Divulgação

A banda Punk Anti-Flag encerrou recentemente suas atividades depois que o vocalista Justin Sane foi acusado de abuso sexual. Agora, após mais 12 mulheres compartilharem relatos, os ex-integrantes Chris Barker, Chris Head e Pat Thetic emitiram um novo comunicado e até xingaram o ex-vocalista.

O trio se manifestou inicialmente sobre o fim do grupo afirmando que a decisão foi tomada por conta das vítimas de abuso, mas ressaltaram na primeira mensagem que nunca tinham visto comportamentos agressivos do cantor.

Porém, os músicos fizeram uma nova reflexão sobre o vocalista após os relatos, que apontaram comportamento predatório de Justin Sane em encontros, além de acusações de que o ex-vocalista teria cometido agressão sexual e violações, incluindo relações sexuais com uma criança de 12 anos quando Sane era adolescente.

Os ex-integrantes do Anti-Flag agradeceram a todas as mulheres por se manifestarem sobre as situações envolvendo Sane e condenaram o antigo colega de banda por suas atitudes (via Brooklyn Vegan):

À luz do recente artigo na revista Rolling Stone, para Kristina, Jenn, Molly, Rebecca, Suzanne, Mat, Susie, Stefanie, Karina, Ella, Elizabeth, Hannah e Tali, gostaríamos de agradecer pela sua coragem em compartilhar as dores que vocês experimentaram. E, para outras que ainda possam se apresentar, embora você não deva sua história a ninguém, saiba que você não está sozinha e que acreditamos em você.

Para Justin, acreditamos que você está muito doente e precisa de ajuda profissional séria. Queremos ter compaixão e fé na justiça restaurativa, mas vá se foder por machucar tantas pessoas, não apenas aquelas que se apresentaram corajosamente, mas qualquer pessoa que ainda carregue sua dor internamente. Vá se foder por explorar o trabalho da banda e das muitas pessoas associadas a ela por tanto tempo. Tal como muitos predadores fazem, parece que você usou as nossas crenças como disfarce para atividades flagrantes que sabia claramente que nunca iriamos tolerar.

Pronunciamento do Anti-Flag após novas acusações contra Justin Sane

No novo pronunciamento, Barker, Head e Thetic disseram que, tanto coletivamente como individualmente, eles têm mais perguntas do que respostas neste momento. O trio ainda apontou que está até agora processando todas as informações em tempo real. Eles continuaram, em tom de desabafo:

Confiávamos muito em Justin e agora estamos aprendendo que fomos enganados, ouvimos mentiras e fomos mantidos no escuro durante toda a nossa associação.

Para Chris Barker, pessoalmente, Justin conhecia sua história com traumas: seu pai foi condenado por abuso sexual de crianças e atualmente está encarcerado, sua irmã foi vítima de abuso e o próprio Chris foi abusado sexualmente por uma criança mais velha de sua vizinhança.

Compartilhamos isso para demonstrar que Justin estava perfeitamente consciente da reação visceral que teríamos diante de um comportamento tão destrutivo. Mas também porque compartilhar um palco por tanto tempo com alguém que você descobre mais tarde ser um predador tem sido incrivelmente doloroso de processar e aceitar. Duas coisas podem ser verdadeiras: uma pessoa pode ser gentil e altruísta em um espaço e um monstro em outro.

Os membros do Anti-Flag ainda compartilharam com os fãs alguns detalhes do dia em que ficaram sabendo do episódio do podcast Enough, em que uma mulher chamada Kristina Sarhadi contou sobre ter sofrido agressão sexual de um integrante de “uma banda Punk politizada da Costa Leste”.

Kristina, algum tempo depois, confirmou à Rolling Stone que estava de fato falando sobre Justin Sane e o grupo contou como foi todo esse processo:

Por volta das 22h30 do dia 18 de julho, fomos alertados de que um podcast seria lançado na manhã seguinte detalhando uma agressão sexual envolvendo Justin. Encaminhamos para ele uma mensagem com uma prévia do episódio e contendo foto e nome. Justin respondeu que não conhecia essa pessoa. Na manhã seguinte, quando nós três ouvimos a história de Kristina, ficou claro para nós que ele estava mentindo.

Para sermos fiéis aos valores que abraçamos durante décadas, saímos da banda imediatamente e sem hesitação. Nós três removemos a presença da banda na internet na tentativa de limitar os espaços para as pessoas atacarem, antagonizarem ou prejudicarem Kristina enquanto tentávamos entender essa informação chocante.

À medida que mais detalhes foram compartilhados desde o lançamento do podcast, esperávamos que Justin fizesse a coisa certa. Dada a sua falta de arrependimento significativa, fica muito claro que ele absolutamente não é a pessoa que fomos levados a acreditar que ele era.

Os artistas encerraram a mensagem afirmando que não sabem “onde [o] caminho [os] levará” e admitindo que “nenhuma declaração pode aliviar o sofrimento causado”. Disseram ainda que precisam aprender muito sobre eles mesmos e que será necessária “muita terapia e dedicação de tempo e recursos em locais equipados para ajudar com esse tipo de trauma”.

Eles acrescentaram:

Nós três ainda estamos em choque e de luto, mas principalmente nossos corações estão partidos por cada vítima. Estamos profundamente tristes com cada uma de suas histórias dolorosas e seremos eternamente gratos por sua coragem em compartilhá-las. Amor, cura e justiça para todas as sobreviventes. Pat, Chris e Chris.

No final da declaração, os músicos incluiram nomes e números de contato de organizações que se dedicam a prestar assistência para vítimas de abuso sexual.

Até o momento, Justin Sane não se manifestou sobre as novas acusações. O músico se pronunciou apenas quando a banda anunciou o fim de suas atividades e declarou que a primeiras acusações contra ele eram “categoricamente falsas”. Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!