Evan Greer -
Foto: Reprodução/YouTube

Depois de lançar um hino pop-punk poderoso contra transfóbicos com a faixa “The Tyranny of Either/Or, a artista e ativista trans norte-americana Evan Greer disponibilizou nesta sexta-feira (09 de Abril) seu segundo álbum de estúdio, Spotify is Surveillance.

Conforme o nome já sugere, o novo trabalho de Greer traz críticas para a famosa plataforma de streaming de música, que tem gerado diversas discussões sobre seu formato injusto de monetização para criadores de conteúdo e sobre o registro de tecnologia para monitorar a fala de seus usuários para coletar dados.

Essa crítica é ainda mais detalhada na faixa “Surveillance Capitalism“, onde Greer canta para que o Spotify “abandone sua patente assustadora de utilização de inteligência artificial para espionar conversas, usar a voz de seus usuários e, assim, direcionar músicas e anúncios”, conforme a artista comentou ao lançar o videoclipe da canção (veja abaixo).

Continua após o player

Tom Morello, membro do Anti-Flag e mais apoiam a ação

Nesta sexta-feira (09 de Abril), durante a festa de audição e lançamento de Spotify is Surveillance que aconteceu ao vivo às 19h (Horário de Brasília) no Instagram do selo Get Better Records, Greer aproveitou a oportunidade para conversar com nomes como Tom Morello (Rage Against The Machine), Chris #2 (Anti-Flag), Anjimile e outros sobre uma campanha do grupo Fight for the Future contra as injustiças do Spotify.

A campanha serve para aumentar a conscientização sobre tal ferramenta de inteligência artificial e exige que a plataforma de streaming deixe de usar métodos invasivos para reunir informações sobre usuários e lucrar com isso, além de ser mais justa com os artistas.

Você pode ajudar o movimento e assinar a petição através do site stopspotifysurveillance.org, que abriga todos os detalhes sobre a campanha do grupo Fight for the Future.

Evan Greer – Spotify is Surveillance

Gravado no GarageBand durante Março e Dezembro de 2020 pela própria Evan Greer em sua casa, Spotify is Surveillance é o sucessor de she​/​her​/​they​/​them (2019) e apresenta uma agradável mistura de folk punk, indie rock e punk rock com letras honestas e poderosas.

O disco, que traz samples de Sylvia Rivera, Ursula K. Leguin, Chelsea Manning, Jacinta Gonzalez, Malkia Cyril e Emma Goldman, teve como consultores de produção Taina Asili e Anjimile.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!