Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

Mac DeMarco compartilhou uma curiosidade que deixou alguns de seus admiradores intrigados.

O músico foi capa da edição mais recente da revista Music Tech e, na entrevista, comentou sobre a gravação do seu novo disco instrumental Five Easy Hot Dogs, que possui faixas com nomes das cidades em que foram gravadas.

A matéria indica que DeMarco viajou para gravar o álbum com uma coleção impressionante de equipamentos no valor de mais de US$20 mil (cerca de R$99,4 mil), incluindo um teclado que foi um dos pontos altos das novas canções. Sobre o instrumento, o artista disse (via Stereogum):

O Minimoog foi o vocalista do disco. Estou tão feliz por tê-lo levado junto.

Porém, apesar de possuir e utilizar bons equipamentos, Mac revelou que está evitando usar um dispositivo específico: pedais de efeitos.

Mac DeMarco e seu novo olhar para a música

Inicialmente, Mac DeMarco explicou na entrevista que está ficando cada vez mais desinteressado na execução de sons através de efeitos em geral:

Eu realmente não compro mais equipamentos. Eu tenho praticamente todos os pré-amplificadores antigos super famosos agora, alguns consoles, todos os microfones realmente antigos e sofisticados que você poderia querer – eu tenho um monte de coisas legais; belos gravadores e sintetizadores, belas guitarras, sabe. Mas acho que menos é mais para mim neste momento.

Eu não usei um computador para gravar provavelmente até 2016 ou 17. E, no começo, eu pensei, ‘Ok, aqui vamos nós – vamos colocar esse efeito aqui, vamos fazer isso, vamos fazer aquilo…’ E rapidamente percebi que deveria realmente me limitar. Não sei, gosto de ouvir o som do microfone… Em vez de comprar mais equipamento, prefiro apenas mover o microfone ou gravar em uma sala diferente. Isso é o que é mais interessante para mim agora.

Em seguida, o elogiado artista explicou que os pedais de guitarra, especificamente, já não estão em sua lista de prioridades. Praticamente detonando o equipamento, ele disse:

Eles são estúpidos. São pedaços de merda baratos com eletrônicos de baixa qualidade. É apenas uma porcaria no caminho. Eu não gosto de porcaria. Eu não me importo se isso faz você parecer Jimi Hendrix ou algo assim. Eu não quero isso. Eu não quero isso! Só me estressa pensar nisso. E os cabos que as pessoas usam entre eles. Ai, cara. E aí a potência – uma porcaria. Tudo é uma porcaria. É simplesmente uma porcaria. E não quero que eles estraguem minhas coisas. Falando sério.

Apesar das críticas, Mac DeMarco admitiu que está usando uma pequena pedaleira em sua turnê atualmente, incluindo um afinador, um pedal de vibrato e um efeito de resposta ao impulso para o seu violão.

Mas ele continua rejeitando fortemente os pedais “bonificadores de som”:

Todos os pedais deveriam ser colocados em uma grande pilha e deveríamos colocar fogo neles.

Se revoltou!

Reação dos admiradores de Mac DeMarco

A declaração do músico pegou muitos de surpresa. Quando destacou a fala de DeMarco sobre os pedais em sua conta do Instagram, a Stereogum recebeu uma chuva de comentários dos admiradores do artista contestando sua nova visão.

Um internauta, por exemplo, declarou uma suposta hipocrisia:

Isso [está] vindo do cara que trouxe de volta a segunda onda de pedais de chorus e deixou o vibrato lofi tão estiloso.

Outro preferiu fazer um alerta para Mac, dizendo:

Mac DeMarco acabou de se tornar inimigo de cerca de 95% da comunidade de guitarristas [risos]. Não venha buscar nossos pedais, companheiro!

Outros internautas aproveitaram para apontar que as músicas de DeMarco “literalmente” dependem de pedais. Você pode conferir outros comentários aqui e, abaixo, ouça o disco mais recente Five Easy Hot Dogs.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!