João Gordo em Podcast

Casado com a argentina Vivi Torrico, João Gordo deu entrevista à Rolling Stone do país e opinou sobre o atual momento político de nossos hermanos.

Em sua declaração, o vocalista do Ratos de Porão disse que Javier Milei, um dos candidatos à presidência na Argentina que vai enfrentar o primeiro turno com Sergio Massa nas eleições deste ano, se assemelha ao perfil antidemocrático de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (via RollingStone):

Nossas músicas são perfeitas para a realidade argentina. [Milei] é mais insano que Bolsonaro. Com cabelo bagunçado, olhos azuis… Cara de psicopata! E o mesmo modus operandi de Bolsonaro. Falar de coisas terríveis, fascistas, racistas, xenófobas… Já vivenciamos isso aqui no Brasil, foram quatro anos de tragicomédia. E a Argentina agora pode ser a mesma. Tem muitos jovens que acreditam naquele filho da puta.

João Gordo também destacou a ignorância de grande parte da população argentina, que pode cometer os mesmos erros que levaram os brasileiros a elegerem Bolsonaro em 2018:

As pessoas são ignorantes e facilmente manipuladas pela internet e pelo WhatsApp. As pessoas são levadas pelas fake news. Aqui no Brasil acontece o mesmo. Por isso, é muito importante que bandas argentinas se posicionem contra o fascismo para alertar os jovens. A ascensão do fascismo não está ocorrendo só no Brasil ou na Argentina, é igual em todo o mundo. Não há o que temer, com Ratos de Porão, estamos lutando contra o fascismo há muito tempo. As big techs são de direita, bloquearam minha conta no Instagram duas vezes. Tive que ir à Justiça para que me devolvessem o acesso. Tudo isso por causa do meu posicionamento político. É difícil, mas temos que começar de baixo. Toda a cena artística da Argentina tem que se posicionar contra esse filho da puta.

Falou e disse! Vale lembrar que o Ratos de Porão tem shows agendados em São Paulo e Londres nos próximos meses e você pode conferir abaixo o álbum Necropolítica, que cabe como uma luva neste momento atual.

Eleições na Argentina

Nas primárias das eleições que aconteceram no dia 13 de agosto, Milei, que pertence ao partido Libertad Avanza, e o atual ministro da Economia, Sergio Massa, do Unión por la Patria, avançaram e se enfrentarão no primeiro turno das eleições na Argentina, marcado para o dia 22 de Outubro.

Caso aconteça o segundo turno, o que especialistas consideram muito provável, Milei e Massa disputarão em definitivo nas urnas no dia 19 de Novembro.

LEIA TAMBÉM: Jão compartilha documentos da ditadura censurando letras do Ratos de Porão

Ratos de Porão – Necropolítica

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!