Bôa
Divulgação

Lá em 1993, o baterista Ed Herten, o tecladista Paul Turrell e o guitarrista Steve Rodgers despretensiosamente davam início à trajetória da Bôa, uma banda britânica que viria a ter o auge de sua fama simplesmente 30 anos depois graças ao TikTok. Dá pra acreditar?

A banda, que logo foi completada com a entrada do baixista Alex Caird, da vocalista (e irmã de Steve) Jasmine Rodgers e do saxofonista Ben Henderson, começou nos palcos em 1994 de um jeito peculiar: Jasmine e Steve são filhos de ninguém menos que Paul Rodgers, vocalista de FreeBad CompanyQueen, e a Bôa abriu o show do pai para dar início à carreira.

A situação não parava de ganhar contornos improváveis e, depois de substituir Ed Herten pelo baterista Lee Sullivan e tocar no festival Glastonbury em 1995, a banda atraiu a atenção de uma gravadora japonesa, a Polystar, com quem logo gravaram o disco de estreia The Race of the Thousand Camels, lançado em 1998 apenas no Japão.

Continua após o vídeo

“Duvet” se tornou popular por conta de abertura de anime no Japão

Com uma pegada sonora que navegava entre o Math Rock, o Funk, o Rock Alternativo e tantos outros gêneros, o single “Duvet” logo se destacou entre um público mais acostumado a consumir essa fusão de estilos.

Ajudou, também, o fato da canção ter se tornado tema de abertura do anime Serial Experiments Lain, bastante popular na época e um verdadeiro clássico da cultura japonesa.

Continua após o vídeo

The Race of a Thousand Camels viria a ser reeditado em 2001 sob uma nova gravadora e com o nome Twilight, chegando à versão que está disponível de forma mais acessível atualmente.

Na ocasião, Twilight chegou a alavancar outros sucessos do disco de estreia, como a faixa-título, “Fool” e “Rain”, todas explorando essa sonoridade tão única construída por um grupo diverso e incluindo surpresas interessantes — como a pesadíssima introdução em “Fool” que precede uma melodia mais experimental nos versos.

Continua após o vídeo

Do Japão dos anos 90 ao TikTok em 2023

De 1998, cortamos direto para 2023 e “Duvet” voltou a ser popular graças ao TikTok.

A música passou a ser usada como trilha sonora em postagens que retratam situações cotidianas, em especial quando estas envolvem algum tipo de melancolia ou emoção; o exemplo abaixo mostra um usuário da rede social no transporte público, com a legenda “Estamos perdendo tudo”, e tem mais de 100 mil curtidas além de diversos comentários apontando a semelhança com o anime em questão.

Continua após o vídeo

@demizinhocarvalho

estamos perdendo tudo… #duvet #bôa

♬ Duvet – bôa

Como você pode conferir clicando aqui, há um infinidade de conteúdos usando “Duvet” como pano de fundo. Vídeos com milhares (ou milhões) de likes mostram situações que vão desde pessoas vendendo doces em escolas até lances de futebol e, acredite se quiser, uma operação para limpar uma fossa antes de vender uma casa.

O sucesso é ainda mais improvável quando se considera que a bôa lançou seu último disco em 2005, já sob um selo independente. Get There não teve nem perto do mesmo sucesso que o antecessor, algo que também pode ser explicado pelas saídas do saxofonista Ed Henderson em 2000 e do tecladista Paul Turrell em 2001.

A Bôa nunca encerrou suas atividades oficialmente, mas as novidades eram escassas. A maior surpresa veio quando Paul Turrell faleceu em 2017 e um disco chamado The Farm e nunca lançado foi encontrado entre os materiais do ex-tecladista; o material, até hoje, não foi disponibilizado oficialmente.

Continua após o vídeo

Bôa pode lançar novo disco em breve graças ao TikTok

Tantos anos depois, a Bôa finalmente anunciou seu retorno oficial em Maio de 2022, com um TikTok que mostrava o grupo ensaiando. Desde então, o perfil do grupo na rede social tem sido atualizado com frequência, sempre destacando o sucesso de “Duvet” e as atividades cotidianas dos membros.

Continua após o vídeo

@boaukofficial

Bôa is back 🖤🖤🖤

♬ Duvet – bôa

A grande surpresa veio nos últimos dias, quando uma outra publicação aponta para o fato de que “Duvet” está tendo 1 milhão de reproduções diárias e como isso fez com que a banda decidisse voltar ao estúdio para gravar músicas inéditas — que podem ser as primeiras oficialmente lançadas desde 2005.

Na legenda, a banda brinca com a letra do hit, que começa com o verso “I don’t seem to understand” (“Eu pareço não conseguir entender”):

‘I don’t seem to understand’… quantas pessoas estão ouvindo uma música que escrevemos em 1998, mas obrigado. Voltar [a tocar juntos] significa o mundo para nós.

Até o momento, não há uma data oficial para o lançamento de novas músicas ou mesmo para o retorno aos palcos da Bôa. O que o grupo já fez foi divulgar um single de “Duvet”, com uma versão acelerada e uma desacelerada, algo bem comum com músicas que viralizam na plataforma já que muitas vezes essas são as versões usadas nos posts.

Abaixo, você pode conferir um vídeo com o único pequeno gostinho que já tivemos do que vem por aí no novo álbum e também as três versões de “Duvet”!

@boaukofficial

Replying to @‘⨯ seven! ✩ new album? I think so… #indiemusic #altmusic #behindthescenes #studiotime #recordingstudio #duvetfeelslikesummer

♬ original sound – Bôa

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!