10 bandas conhecidas por hits completamente diferentes dos seus gêneros musicais
Fotos via Reprodução/YouTube

A busca pelo sucesso é algo inerente à arte e não há dúvidas de que há uma série de artistas dispostos a moldar sua sonoridade de acordo com aquilo que os leva à fama. Mas o que acontece quando, na verdade, a fama surge “por acaso” e a banda se recusa a adaptar sua essência?

Há diversos exemplos disso dentro do Rock, com nomes de diversas épocas sendo representados muitas vezes por sucessos que na verdade pouco têm a ver com suas próprias carreiras de forma geral.

Abaixo, você confere 10 exemplos de bandas que passaram por situações desse tipo!

Blind Melon – “No Rain”

Número de plays no Spotify: 413,9 milhões
Segunda música mais famosa: “Change” – 68,2 milhões

A alegre e agradável “No Rain” foi um sucesso inquestionável, mas a verdade é que o hit fez muita gente conhecer o Blind Melon e ser pego de surpresa pelo restante do álbum. Muito mais próximo de uma estética Country e Southern Rock, o trabalho de estreia lançado em 1992 era excelente e nunca conseguiu chegar perto de ter o mesmo reconhecimento de “No Rain”.

Blur – “Song 2”

Número de plays no Spotify: 723 milhões
Segunda música mais famosa: “Girls and Boys” – 169 milhões

Talvez o caso mais emblemático do que estamos descrevendo, “Song 2” é uma música que não tem absolutamente nada a ver com o Blur. Não era uma fase, não era um conceito para o disco, nada do tipo: era apenas uma piada interna da banda britânica com a própria gravadora que acabou se tornando um mega hit.

Depeche Mode – “Enjoy the Silence”

Número de plays no Spotify: 524 milhões
Segunda música mais famosa: “Just Can’t Get Enough” – 338,6 milhões

Grande representante da New Wave com uma pitada de Post-Punk fundamental para a época, o Depeche Mode nem se afastou tanto de sua própria essência no hit “Enjoy the Silence”. Acontece que a faixa acabou sendo abraçada de um jeito diferente, se aproximando muito mais da comunidade da música eletrônica do que o esperado.

Não à toa, a música tem inúmeros remixes espalhados por aí, enquanto outros ótimos sucessos como “Personal Jesus” e “Just Can’t Get Enough” não recebem o mesmo tratamento.

Disturbed – “The Sound of Silence”

Número de plays no Spotify: 687,7 milhões
Segunda música mais famosa: “Down with the Sickness” – 653,7 milhões

Quem acompanha a cena Metal certamente conhece o Disturbed pelos trejeitos vocais únicos de David Draiman e por seu som pesado, mas a verdade é que a banda furou (e muito) a bolha com uma versão belíssima de “The Sound of Silence”.

Lenta e emotiva, a faixa se diferencia totalmente da carreira autoral do grupo, além do próprio fato de ser uma cover. Por outro lado, a diferença entre as reproduções de “The Sound of Silence” e do clássico “Down with the Sickness” é bem pequena, mostrando que há um público bem grande para o material próprio da banda!

Hoobastank – “The Reason”

Número de plays no Spotify: 847 milhões
Segunda música mais famosa: “Crawling in the Dark” – 118,8 milhões

Ícone dos anos 2000, “The Reason” é uma música que não representa em quase nada a banda responsável. O Hoobastank, na verdade, tem uma sonoridade bem pesada de forma geral e músicas do mesmo álbum do hit, como “Out of Control”, mostram que realmente a balada foi um tiro certo e inesperado que dificilmente iria se repetir.

Los Hermanos – “Anna Júlia”

Número de plays no Spotify: 87,9 milhões
Segunda música mais famosa: “Último Romance” – 46,7 milhões

Os Los Hermanos têm uma trajetória sensacional na música brasileira, com clássicos como “O Vento” e “Último Romance” se destacando entre as melhores das últimas décadas. No entanto, tudo começou, claro, com o hit “Anna Júlia” — que ainda tem quase o dobro de reproduções no Spotify do que a segunda música mais famosa.

Paramore – “Misery Business”

Número de plays no Spotify: 679 milhões
Segunda música mais famosa: “Still Into You” – 635 milhões

Com uma carreira muito sólida, o Paramore acaba sendo eternamente associado ao seu primeiro hit, “Misery Business”, mas a verdade é que a banda já superou a sonoridade em questão (e principalmente a letra) há muito tempo.

A boa notícia é que os números da banda caminham para que a faixa do disco RIOT! nem seja a mais famosa daqui um tempo!

Pharrell Williams – “Happy”

Número de plays no Spotify: 1,2 bilhão
Segunda música mais famosa: “Cash In Cash Out” – 246 milhões

Verdadeira lenda do R&B e Rap por seu trabalho tanto em carreira solo de artista quanto como produtor ou com o grupo N.E.R.D.Pharrell Williams se tornou um fenômeno graças ao sucesso de “Get Lucky”, parceria com o Daft Punk.

Não demorou para que ele próprio conseguisse um hit ainda maior, com “Happy” grudando na cabeça de muita gente. Mais animada e bem radiofônica, a música da trilha sonora de Meu Malvado Favorito 2 tem pouco a ver com o lado mais experimental de clássicos do N.E.R.D., como “She Wants to Move”, ou até mesmo da própria carreira solo de Pharrell.

Radiohead – “Creep”

Número de plays no Spotify: 1,3 bilhão
Segunda música mais famosa: “No Surprises” – 491,5 milhões

A fama precoce do Radiohead serviu quase como uma armadilha para atrair fãs às suas canções mais experimentais que viriam em trabalhos seguintes.

A banda já disse várias vezes não se identificar tanto com o grande hit “Creep”, e até mesmo o próprio disco de estreia Pablo Honey como um todo representa muito pouco a estética de Thom Yorke e companhia.

Titãs – “Epitáfio”

Número de plays no Spotify: 112,9 milhões
Segunda música mais famosa: “Enquanto Houver Sol” (55,7 milhões)

Com uma das carreiras mais prolíficas da música brasileira, reduzir o Titãs apenas a “Epitáfio” é algo que beira o absurdo. É claro que a música tem uma capacidade singular de fazer todo mundo cantar junto, além de provocar uma reflexão profunda sobre a vida; nesse sentido, se assemelha bastante a outros bons momentos da carreira do grupo.

Ainda assim, quem só conhece o maior hit certamente vai ser pego de surpresa ao ouvir outros sucessos como “Polícia”, “Comida” e tantos mais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!