Entenda por que primeiro disco do Red Hot Chili Peppers não mostrou melhor lado da banda
Imagens: Divulgação/Reprodução

O Red Hot Chili Peppers é um dos casos mais clássicos de uma banda gigante do Rock que, apesar de ter construído uma boa base de fãs em início de carreira, só foi fazer sucesso mesmo a partir do quarto álbum, quando já tinha sete anos de estrada.

O disco de estreia do grupo, autointitulado, saiu em 1984 e costuma ser citado apenas por quem é muito fã ou por aqueles que querem se aprofundar nas raízes do Funk Rock – e os bastidores da gravação explicam tudo.

Pouco antes de entrarem em estúdio, os integrantes fundadores Hillel Slovak (guitarra) e Jack Irons (bateria) deixaram a banda e foram substituídos por Jack Sherman e Cliff Martinez, com quem Anthony Kiedis e Flea não tinham tanta afinidade musical.

Eles gostariam de replicar a sonoridade mais “crua” da versão demo das músicas – gravadas por Slovak e Irons – e também a energia de suas apresentações ao vivo, mas o produtor Andy Gill, lendário guitarrista do Gang of Four, tinha uma ideia diferente.

As tretas entre Andy Gill, Anthony Kiedis e Flea

Andy Gill insistiu para que o Red Hot seguisse um caminho mais comercial em seu álbum de estreia, mas Kiedis e Flea não abriram mão de sua identidade, o que acabou gerando brigas pesadas no estúdio.

A história conta que o engenheiro de som Dave Jerden precisou ir ao hospital com uma úlcera no estômago por causa do stress, e que em certo momento Flea defecou em uma caixa de pizza e a entregou ao produtor.

Continua após o vídeo

A faixa “Get Up And Jump” foi o único single e “True Men Don’t Kill Coyotes” o único videoclipe do disco, que no final das contas não agradou nem Andy Gill, nem Anthony Kiedis, que descreveu o trabalho como “um vale entre dois picos”, insinuando que o “meio do caminho” encontrado por todos os envolvidos foi o ponto mais baixo entre as duas possibilidades defendidas por cada lado.

Em sua autobiografia Scar Tissue (2004), o vocalista disse que o processo de gravação de The Red Hot Chili Peppers foi como “trabalhar com o inimigo”:

Um dia eu dei uma olhada no caderno de Gill e, ao lado da música ‘Police Helicopter’, ele havia escrito: ‘uma bosta’. Eu fiquei arrasado porque essa música era a nossa ‘joia da coroa’, ela tinha o espírito de quem a gente era, essa força penetrante, angular e chocante de som e energia. Ler aquelas anotações provavelmente fixou nas nossas cabeças que estávamos trabalhando com o inimigo. Se tornou basicamente nós contra eles, e foi uma verdadeira batalha para fazer o disco.

Continua após o vídeo

Red Hot Chili Peppers pode regravar primeiro álbum?

Recentemente, como te contamos por aqui, Flea disse que gostaria de regravar todas as músicas do álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers, mas ainda não conseguiu convencer os outros integrantes.

Vale destacar que o disco irá completar 40 anos em 2024, então quem sabe o baixista consiga organizar um projeto especial pra celebrar a data? Logo acima você pode ouvir “Get Up And Jump”, único single do álbum, e abaixo pode relembrá-lo na íntegra.

LEIA TAMBÉM: Red Hot Chili Peppers tem o maior público de turnês do Rock em 2023

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!