Conheça a história de
Reprodução/YouTube

A trilha sonora do filme Barbie contra com grandes nomes do Pop e do Rock atuais como Dua Lipa, Billie Eilish e Tame Impala, e mesmo assim nenhuma música fez tanto sucesso quanto um single de 1997 da banda dinamarquesa Aqua.

Você certamente conhece o hit “Barbie Girl”, que ganhou até uma versão em português cantada por Kelly Key. A original está presente no álbum de estreia do grupo de Dance Pop da Dinamarca, chamado Aquarium.

A faixa alcançou o primeiro lugar em várias paradas mundiais, chegou à sétima posição na Billboard Hot 100 e é até hoje um dos singles mais vendidos do Reino Unido em todos os tempos.

Acontece que a faixa não tem nenhuma relação com a boneca Barbie ou com a empresa Mattel, e uma nota de rodapé no disco Aquarium diz abertamente que “Barbie Girl” é uma “crítica social” que “não foi aprovada pelos criadores da boneca”.

Aqua foi processado por “Barbie Girl”

O hit “Barbie Girl” foi escrito pelo vocalista do Aqua, Søren Rasted, inspirado em uma exposição que ele frequentou sobre a cultura kitsch na Dinamarca.

A letra e o clipe da música (assista mais abaixo), protagonizado pelos integrantes Lene Nystrøm e René Dif, sexualizam a boneca e fazem críticas sobre a futilidade da “vida de plástico”.

A faixa incomodou tanto que a Mattel processou a MCA Records, gravadora do Aqua nos Estados Unidos, alegando violação de direitos autorais e “difamação da reputação e popularidade” da marca.

A ação chegou até a Suprema Corte americana, mas o entendimento foi de que o grupo musical fez apenas uma paródia, o que não infringe nenhuma lei.

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades dos bastidores do filme da Barbie que você precisa saber

“Barbie Girl” em 2023

Corta pra 2023, e o Aqua e a Mattel foram relativamente obrigados a “fazer as pazes”, visto que a banda dinamarquesa não poderia ficar de fora da trilha sonora do filme Barbie, de Greta Gerwig.

Ainda assim, talvez para mostrar o descontentamento de ambas as partes com a situação do passado, não é “Barbie Girl” que aparece no longa. No lugar do mega hit, a produção desenvolveu uma nova música com um sample da faixa dinamarquesa chamada “Barbie World” e assinada por Nicki Minaj Ice Spice.

Em tempo, o grupo dinamarquês segue na ativa até hoje, e o último álbum deles é Megalomania, de 2011.

Veja abaixo o polêmico clipe de “Barbie Girl”, que continua ultra popular 26 anos depois, e depois o remix feito para o novo filme.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!