billie eillish em evento de Barbie
Foto: Reprodução

Os fãs de cinema de todo o mundo estão correndo para maratonar os filmes indicados ao Oscar 2024 até o dia da premiação, que acontecerá em 11 de março. Claro que as atenções se voltam para os grandes prêmios do evento, como direção, atuação, roteiro e melhor filme, mas existem algumas categorias que têm um tempero diferente.

Melhor Canção Original é uma das categorias que ficam em uma “segunda prateleira”, mas sempre tem um charme especial. Além de contar com apresentações ao vivo durante a cerimônia de entrega dos prêmios, histórias muito interessantes acompanham os indicados.

Critérios para a indicação

O Oscar de Melhor Canção Original é disputado por músicas que têm letra e foram escritas especificamente para os seus filmes. Além disso, quem recebe a estatueta são os compositores e letristas, e não os intérpretes (a não ser que sejam as mesmas pessoas, claro).

Algo que parece óbvio, mas que deixa uma margem para interpretação, é que a canção precisa ser tocada durante o filme, podendo ser interpretada pelos personagens, como fundo musical ou como clipe.

Parece besta, mas existe a possibilidade de ela não ser executada durante o filme. Nesse caso, para poder concorrer ao Oscar, ela precisa ser a primeira música tocada nos créditos finais.

Indicação dupla

Um dos grandes favoritos desta edição, Barbie se torna o primeiro a conseguir indicações na mesma edição por duas canções diferentes desde La La Land, em 2016.

Esse, inclusive, é o limite máximo de indicações por filme em cada edição. “Dance the Night”, de Dua Lipa, estava entre as favoritas para entrar no páreo, mas ficou de fora por não ser permitido que a mesma produção tenha três ou mais canções concorrendo.

Oscars so… American?

Ao contrário do que tem acontecido em outras categorias, onde representantes de fora dos Estados Unidos conquistam cada vez mais espaço, na categoria de Melhor Canção Original o caminho traçado está um pouco diferente.

Desde 2020, esta é a primeira vez que todos os indicados são norte-americanos, depois de quatro edições com ao menos um dos concorrentes vindo de outro país.

Os atuais campeões, por exemplo, são da Índia: M.M. Keeravani e Chandrabose levaram a estatueta por “Naatu Naatu”, do filme RRR.

Continua após o vídeo

Agora vai?

Diane Warren, que entrou na disputa com a música “The Fire Inside” (Flamin’ Hot – O Sabor que Mudou a História), está indicada pela 15ª vez! Porém, ela nunca ganhou um Oscar e atualmente é a recordista no quesito “mais indicações sem nenhum prêmio”.

Em 2022, pelo menos, ela recebeu um Oscar Honorário pelo conjunto da obra de sua carreira, que inclui até uma composição cedida para Sandy & Júnior!

Veteranos x Novatos

Alguns dos indicados com mais grife são os irmãos Billie Eilish e FINNEAS, que foram os vencedores de 2021 com “No Time To Die”, de 007 Sem Tempo para Morrer. Desta vez, eles brilharam com “What Was I Made For”, de Barbie.

Quem também já tem um caneco em casa são os produtores Mark Ronson e Andrew Wyatt, concorrendo desta vez por “I’m Just Ken”, de Barbie. Eles dividiram o crédito com Lady Gaga e Anthony Rossomando por “Shallow”, de Nasce Uma Estrela (2018).

Jon Batiste foi premiado em outra categoria: Melhor Trilha Sonora Original, em 2021, pelo filme Soul. Lá ele foi coroado ao lado de Trent Reznor e Atticus Ross, mas agora a batalha é outra. Em uma nova categoria, ele tenta vencer com “It Never Went Away”, do documentário Jon Baptiste: American Symphony.

A grande surpresa ficou por conta de “Wahzhazhe (A Song for my People)”, música original de Assassinos da Lua das Flores e que foi composta por Scott George. A obra traz o Coral da Tribo Osage, indígenas que inspiraram o filme de Martin Scorsese, tendo em Scott o primeiro nativo norte-americano indicado a esta categoria na história da premiação.

E vocês? Já têm seus favoritos?

Lista completa dos indicados ao Oscar 2024

A lista completa dos indicados ao Oscar 2024 está disponível aqui mesmo no TMDQA! – clique aqui.

Ouça também todos os indicados a Melhor Canção Original logo abaixo!

Ouça as músicas indicadas a Melhor Canção Original no Oscar 2024

Jon Batiste – “It Never Went Away”

Ryan Gosling – “I’m Just Ken”

Billie Eilish – “What Was I Made For?”

Becky G – “The Fire Inside”

Scott George/Coral da Tribo Osage – “Wahzhazhe (A Song for My People)”

Fontes: Fagner Morais (Music on the Run), Billboard, IndieWire

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!