10 discos recentes que mostram que o Rock está vivo
Imagens: Divulgação

Fã de Rock, diz a verdade: quando você tá escolhendo um disco pra colocar na vitrola ou na caixinha de som, você tem na cabeça álbuns lançados este ano, ou precisa recorrer a clássicos de décadas passadas?

Não existe resposta certa ou errada, mas é sempre bom curtir e apresentar pros amigos bandas que estão em plena atividade, mostrando que o Rock nem morreu, nem muito menos respira com ajuda de aparelhos – pelo contrário, está muito bem!

Se você ainda não ouviu, precisa conhecer os álbuns desses grupos que estão reconstruindo o midstream depois da pandemia, como terraplana, Bad Omens e Sleep Token, e outros que já habitam o mainstream há tempos, como Planet Hemp e Blur.

Confira abaixo a seleção do TMDQA! com 10 discos de Rock recentes e imperdíveis!

Anxious – Little Green House

Esta jovem banda americana é um exemplo de que não apenas o Rock segue vivo, mas também alguns subgêneros que pareciam ligados ao passado, como o Emo e o Pop Punk.

A Anxious lançou seu álbum de estreia Little Green House no início de 2022, inspirados em grupos clássicos como Led Zeppelin e Pink Floyd, mas puxando para as guitarras melódicas e harmonias complexas típicas dos anos 90.

Bad Omens – THE DEATH OF PEACE OF MIND

Sempre atentos à mistura de estilos e às trends de TikTok, a banda de Metalcore Bad Omens explodiu no ano passado com seu terceiro disco, THE DEATH OF PEACE OF MIND, liderado pelo single “Just Pretend”.

O sucesso foi tanto que o grupo liderado por Noah Sebastian já está preparando dois (!) novos álbuns.

terraplana – olhar pra trás

Esse está quentinho! olhar pra trás é o disco de estreia da terraplana, banda paranaense que mistura Shoegaze e Indie com os belos vocais de Stephani Heuczuk.

O álbum foi produzido por Gustavo Schirmer, que já trabalhou com grupos que furaram a bolha como Terno Rei e Jovem Dionísio.

Survive Said the Prophet – Hateful Failures

Diretamente do Japão, o Survive Said the Prophet é uma pedida impecável para quem procura algo que navega entre o Post-Hardcore e o Pop Rock.

Misturando inglês e japonês, a banda consegue conversar com diversos públicos e seu mais recente álbum, Hateful Failures, os colocou ainda mais na trilha do sucesso.

LEIA TAMBÉM: 10 músicas improváveis de Rock e Metal que viralizaram no TikTok em 2023

Foo Fighters – But Here We Are

É claro que uma das maiores histórias do Rock no último ano não poderia ficar de fora desta lista. Um ano depois de perder um dos maiores bateristas do mundo, o Foo Fighters realizou diversas homenagens a Taylor Hawkins, lançou um álbum novo e ainda saiu em uma das maiores turnês da carreira.

As músicas do emocionante But Here We Are já passaram pelo Glastonbury, Bonnaroo e outros festivais enormes, e estarão aqui no Brasil para o The Town, em setembro. Tudo isso com uma sintonia fina entre Dave Grohl e Josh Freese, o novo baterista.

Planet Hemp – JARDINEIROS

22 anos depois de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, o Planet Hemp retornou no momento exato em que o Brasil precisava ouvir as verdades que só o Hardcore e o Rap-Rock podem traduzir, ainda mais com as letras precisas de Marcelo D2 e BNegão.

Com 15 faixas e parcerias com Black Alien, Tropkillaz, Criolo e até um sample de MC Carol, JARDINEIROS é sem dúvidas um dos pontos altos do Rock nacional nos últimos anos.

Blur – The Ballad of Darren

Outra banda que retornou de um hiato longo foi o Blur, e o melhor: foi por acaso. The Ballad of Darren, primeiro álbum em oito anos, foi escrito de surpresa depois que o grupo de Damon Albarn agendou shows históricos em Wembley, principal palco do Reino Unido.

tá faltando anunciar uma passagem aqui pelo Brasil!

Geese – 3D Country

O Geese faz parte de uma cena quentíssima do Indie mais experimental que inclui bandas como Black Midi e Squid, e o primeiro disco Projector, de 2021, não fugiu muito da sonoridade que caracteriza todo o movimento.

3D Country veio com produção do renomado James Ford (Arctic Monkeys, Foals, Haim) e trouxe uma pegada mais Blues e Country Alternativo, ganhando aclamação de público e crítica.

Sleep Token – Take Me Back to Eden

Os britânicos mascarados do Sleep Token conseguiram a proeza de emplacar quase todas as músicas do novo álbum Take Me Back to Eden na parada semanal da Billboard.

A qualidade da banda em misturar Metal, Jazz e Pop – somado ao mistério da identidade dos integrantes – explica a popularidade enorme e merecida do Sleep Token.

Turnstile – GLOW ON

Do Reino Unido para a banda que está fazendo mais barulho nos Estados Unidos no momento, o Turnstile. Na ativa desde 2010, o grupo Punk e Hardcore saltou do underground para o mainstream com o disco GLOW ON, de 2021.

Com toques de Shoegaze, Alternativo e até de Dream Pop à agressividade sonora de sempre, o trabalho foi considerado pelo TMDQA! como um dos melhores daquele ano.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!