Rogério Baraquet fala sobre Rock dos anos 60 e 90 no TikTok
Reprodução/TikTok

Em tempos de renovação da popularidade do Rock entre os jovens especialmente no TikTok, alguns criadores estão se dedicando a resgatar histórias de bandas clássicas de outra época. E foi assim que o músico Rogério Baraquet viralizou na plataforma.

O cantor, compositor e produtor com quase quarenta anos de carreira já acumula 60 mil seguidores e vídeos que passam de 15 mil plays falando de grupos dos anos 60 aos 90, como Titãs, The SmithsThe Rolling Stones.

Rogério Baraquet também faz mashups para mostrar de onde as inspirações de alguns hits vieram, como “What’s Up” do 4 Non Blondes com “Don’t Worry, Be Happy”, de Bobby McFerrin, e a tradicional “Whisky à Go-Go” do Roupa Nova misturada com “Proud Mary”, do Creedence Clearwater Revival.

O perfil do artista fez tanto sucesso que ficou responsável por conduzir a primeira live do Capital Inicial junto com o Dinho Ouro Preto, na qual falou da adaptação de bandas de outras épocas ao TikTok.

Continua após o vídeo

Músicas dos anos 60 a 90 no TikTok

@rogeriobaraquet

#CapCut Resolvi dar uma de @johnny_bolzan e fazer um #mashup de #bobbymacferrin e #4nonblondes #anos80 #radio #nostalgia #rock #dontworrybehappy #whatsup

♬ som original –

Em um depoimento ao TMDQA!, o músico revela que a sua chegada à rede aconteceu de forma despretensiosa e “por insistência da esposa”. Apesar de inicialmente resistir por acreditar que não haveria interesse em seu conteúdo por lá, o tempo fez com que ele entendesse potencial da plataforma e passasse a explorá-lo à sua própria maneira.

Além dos exemplos já citados, Baraquet tem uma capacidade de explicar temas muitas vezes complexos — como o impacto do The Smiths na música global e como isso afetou até mesmo a Legião Urbana — de uma maneira quase lúdica, passando muito pela contação de histórias e levando a conclusões rápidas e de fácil compreensão.

Não à toa, seu conteúdo já vem furando a bolha do seu público-alvo inicial, que eram os fãs de música com mais de 40 anos. Hoje, Rogério conversa também com os jovens e prova disso é o fato de ter conduzido uma entrevista/workshop presencial com Vitor Kley para músicos que tem mais de 500 mil seguidores.

Você pode assistir a alguns desses vídeos mais abaixo, e conferir a página completa de Rogério Baraquet neste link.

Rogério Baraquet e o livro “Quase Famoso”

@rogeriobaraquet

The Smiths – o impacto #thesmiths #anos80 #morrissey #johnnymarr #andyrourke #renatorusso

♬ This Charming Man (2011 Remaster) – The Smiths

Rogério Baraquet já integrou diversas bandas, deu aulas de música e lançou quatro álbuns solo que estão disponíveis nos streamings, sendo o último Conexões (2022), em parceria com Chico Nass e Juliana Passos.

Mas o compositor acabou tomando “decisões de carreira erradas”, segundo ele mesmo, que o impediram de chegar ao mainstream. Essa experiência resultou no livro “Quase Famoso, ou Pequeno Manual das Escolhas Erradas”.

A obra é definida como um livro de “auto des-ajuda” em que Rogério dá dicas de como não chegar ao sucesso, e como isso pode ser enriquecedor.

“Quase Famoso” será lançado no dia 16 de agosto na livraria Drummond, em São Paulo, e ainda terá um show acústico do cantor tocando canções das bandas citadas no livro.

@rogeriobaraquet

E se a gente misturar #roupanova com #creedenceclearwaterrevival ? Se liga nesse #mashup ! #ccr #proudmary #whishyagogo #anos60 #anos70 #anos80 #nostalgia

♬ som original –

@rogeriobaraquet

Prestando atenção na letra… #pearljam #lastkiss #saudade

♬ Last Kiss – Pearl Jam

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!