Queens of the Stone Age - In Times New Roman...

Há praticamente seis anos, o Queens of the Stone Age dava um passo ousado na carreira com o lançamento de Villains. O disco dividiu opiniões e mostrou uma mudança na direção sonora do grupo, que parece ter retomado a fórmula de sucesso em seu novo álbum In Times New Roman…, lançado nesta sexta-feira (16).

De 2017 pra cá, muita coisa mudou para Josh Homme. O líder da banda viveu altos e baixos, incluindo um conturbado divórcio com a vocalista Brody Dalle (The Distillers) que ainda segue sem uma resolução definitiva na justiça. O músico recentemente também revelou que teve que lidar com “sete mortes” nos últimos tempos e até batalhou um câncer.

In Times New Roman… reflete esse intervalo de tempo de certa forma, e talvez seja principalmente resultado de um retorno de Homme à própria zona de conforto na hora de compor como uma “necessidade”. Ele mesmo, aliás, admitiu que nem queria fazer novos materiais mas se viu obrigado a recorrer à música para lidar com tudo que viveu.

Continua após o vídeo

Queens of the Stone Age retoma sonoridade clássica em novo disco

Apesar do momento mais sombrio, que é refletido na atmosfera do álbum, o QOTSA consegue trazer de volta no novo trabalho a sua sonoridade sedutora que tanto marcou a carreira. Desde singles como “Carnavoyeur” até outras surpresas, como a excelente “Negative Space”, boa parte do disco soa ótimo para ouvir nos momentos mais quentes.

Quando não segue por esse caminho, Homme explora outras direções tão interessantes quanto. “What the Peephole Say” e “Time & Place” são outros grandes destaques ao soarem como versões mais elaboradas e maduras da sonoridade que a banda buscou em Villains, enquanto a épica “Straight Jacket Fitting” navega por diversos gêneros e até abraça o Blues clássico para fechar o disco.

Continua após o vídeo

O grande ponto alto, no entanto, é realmente “Paper Machete”. Inspirada em outra música da banda, “Little Sister”, a canção soa de fato como uma parte 2 para um dos maiores sucessos do QOTSA e mostra que, pelo visto, Josh Homme ainda sabe muito bem fazer aquilo que conquistou tantos fãs ao redor do mundo e simplesmente decide não fazê-lo sempre.

Continua após o vídeo

10 anos depois de …Like Clockwork, QOTSA acerta em cheio no novo álbum

Outro ponto importante de In Times New Roman… é que o disco chega 10 anos depois do aclamado …Like Clockwork. Para além das reticências, que fazem parecer que um complementa o outro, o grande traço em comum de ambos é o fato de repaginar a sonoridade que o QOTSA desenvolveu como identidade própria de um jeito único.

Com o novo lançamento, Josh faz Villains parecer apenas um tropeço em um caminho de sucesso. É claro que o álbum de 2017 sempre terá seus fãs e tem seus méritos, mas, depois de uma década, finalmente fica a sensação de que temos um novo e ótimo disco do Queens of the Stone Age para deixar no repeat.

Continua após o vídeo

Vale lembrar que a banda já tem show marcado para apresentar o seu novo álbum aos fãs brasileiros. Será na edição de estreia do festival The Town, em São Paulo, no dia 9 de Setembro.

Ouça In Times New Roman… logo abaixo e se prepare para o que vem por aí!

Queens of the Stone Age – In Times New Roman…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

REVIEW GERAL
Nota:
7.5
queens-of-the-stone-age-in-times-new-roman-resenhaHá praticamente seis anos, o Queens of the Stone Age dava um passo ousado na carreira com o lançamento de Villains. O disco dividiu opiniões e mostrou uma mudança na direção sonora do grupo, que parece ter retomado a fórmula de sucesso em seu novo álbum In Times...