Marcelo Falcão
foto: divulgação

Marcelo Falcão foi uma das pessoas que se manifestou após a Câmera dos Deputados ter aprovado na noite da última quarta-feira (14) um projeto de lei que propõe tornar crime a discriminação de políticos.

O texto, aprovado por 252 votos a favor e 163 contrários, abrange políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados.

Como informa o UOL, a votação ocorreu depois de ser aprovada em regime de urgência, ou seja, sem passar por discussão entre as comissões, e agora segue para análise do Senado Federal.

O projeto é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), que é filha do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O texto prevê punições para quem praticar “discriminação” contra pessoas em razão de sua condição de “politicamente exposta”.

Marcelo Falcão se manifesta sobre lei contra discriminação de políticos

Como sabemos, muitos artistas expressam suas opiniões políticas e sociais através de suas músicas. Porém, muitos deles também não se intimidam em falar sobre esses assuntos em suas redes sociais ou em entrevistas.

Após saber da decisão da Câmara dos Deputados em relação à nova lei, Marcelo Falcão, líder do Rappa, se pronunciou em sua conta do Twitter:

Desculpa! NUNCA nem eu solo ou no Rappa nós deixaremos de falar dos saqueadores do povo. Será que assim fica melhor. Cambada de zero. Saqueadores do direito do povo viver com o mínimo necessário pra sobrevivência. O dia de vocês há de chegar. Vocês são o mal real.

Apesar de não deixar explícito ao que se referia, o horário da postagem (poucos minutos após a decisão) e alguns compartilhamentos anteriores do músico dão a entender que ele está falando sobre o tema em questão.

Lei de discriminações contra políticos

De acordo com o projeto de lei, discriminações contra políticos podem ser classificadas em casos de:

  • Acusar políticos por condutas que viraram caso de Justiça, mas que ainda não transitaram em julgado;
  • Impedir o acesso a cargos de administração;
  • Impossibilitar a promoção dentro do trabalho ou outro benefício profissional por motivos de relação política;
  • Negar emprego em empresa privada por associação política;
  • Negar abertura de contas bancárias apenas porque alguém é político, autoridade ou a eles associados.

Veja a publicação de Falcão, que recebeu muito apoio dos fãs, logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!