Casagrande homenageia Marcelo Fromer, dos Titãs
Imagem: Arquivo pessoal / via UOL

Nesta semana completamos 22 anos sem Marcelo Fromer, um dos maiores músicos que o Rock nacional já produziu. Quem prestou sua homenagem ao ex-guitarrista dos Titãs foi o amigo Walter Casagrande Jr.

O comentarista e ex-jogador de futebol foi muito próximo de Fromer, com quem compartilhava a paixão pelo esporte e pela música. Eles chegaram até a trabalhar juntos, apresentando programas na TV e no rádio.

Em sua coluna no portal UOL, Casagrande relembrou momentos ao lado do amigo e disse que o dia da morte do guitarrista foi um dos mais tristes de sua vida. Ele revelou que foi um dos primeiros a chegar no hospital após o atropelamento que aconteceu em São Paulo, e deu detalhes sobre os últimos momentos de Marcelo Fromer:

Nessa terça-feira (13), fez 22 anos de um dos dias mais tristes da minha vida. Numa segunda-feira, 11 de junho de 2001, eu tinha horário marcado para me encontrar com meu amigo Marcelo Fromer às 22h na Rádio Transamérica para a estreia do nosso programa chamado Piloto, que iria até a meia-noite.

O tempo passou, o programa acabou e nada do Marcelo. Eu e o André fomos para a padaria Real, ao lado da MTV, que era um point da moçada descolada da época e portanto estávamos lá todos os dias. Meu celular tocou e era o Nando Reis, que me falou o seguinte: ‘Casão, você viu o Marcelo?’. A pergunta foi essa porque desde 1994, quando tivemos um programa juntos eu, Marcelo e Nando com a Astrid Fontenelle, comandado lá na MTV, eu me encontrava todos os dias com ele.

Aí eu respondi: ‘Pô, Nando, ele não apareceu no programa e não conseguimos falar com ele’. Nesse momento, o Nando me pediu um favor porque os Titãs estavam no Rio terminando um novo disco, e um cara tinha sido atropelado, estava no Hospital das Clínicas e poderia ser ele.

Bom, fomos eu e o André Henning [narrador]. Quando chegamos, fui até a porta da emergência, que estava fechada, mas o médico de plantão abriu a porta e me deixou entrar. Foi quando eu vi que se tratava do Marcelo Fromer. Me lembro bem que o primeiro a chegar foi o Serginho Groisman e foi a melhor pessoa que poderia chegar porque eu, Marcelo e o Serginho, às vezes, saíamos para jantar e conversar.

Todos os amigos foram para aquele hospital que ficou cheio de gente, com VJs da MTV, músicos, atores e atrizes, familiares, jornalistas. Eu voltava para casa 2 ou 3 da manhã e às 10h já estava no hospital novamente. Na quarta-feira (13), num determinado momento, a irmã dele, Cuca Fromer, me chamou e falou assim: ‘Casão, você quer ver ele né?’. Respondi que sim, e ela falou ‘vem comigo’. Fomos para o lugar no hospital, e o Marcelo já estava pronto praticamente para partir. Pouco tempo depois, foi decretada a sua morte.

Você pode ler aqui o relato completo de Walter Casagrande Jr. sobre Marcelo Fromer. Uma perda irreparável!

Titãs têm homenageado Marcelo Fromer em turnê de reunião

Atualmente, todos os Titãs remanescentes estão reunidos em uma grande turnê de celebração, que chega neste fim de semana a São Paulo com shows seguidos e esgotados nos dias 16, 17 e 18 de junho no Allianz Parque.

Depois, a banda completa fará alguns shows nos Estados Unidos e na Europa. Durante a apresentação, eles têm recebido Alice Fromer, filha de Marcelo, como forma de homenagear o saudoso integrante e representá-lo no palco. Emocionante!

LEIA TAMBÉM: Perto do adeus, Henrique Portugal revela conselho que Skank recebeu dos Titãs

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!