Vocalista do TOOL diz que performance como drag não foi protesto
Reprodução/Twitter

Maynard James Keenan, vocalista do TOOL, recebeu muitos elogios após supostamente desafiar as leis da Flórida no último domingo (21), quando se apresentou como drag. Acontece que, segundo ele próprio, aquele não foi um ato político.

O primeiro show da banda de Metal em 2023 aconteceu poucos dias depois que o governador Ron DeSantis assinou uma série de projetos de lei contra shows de drag queens e direitos de pessoas transgênero no estado.

James Keenan subiu no palco do festival Welcome to Rockville usando uma peruca loira, batom vermelho exagerado e seios falsos — só que não se tratava de uma manifestação em apoio aos artistas locais.

Em entrevista ao The Messenger, o vocalista do TOOL disse que faz “cross-dressing” há muitos anos, e que isso não faz dele um “fundamentalista de direita ou de esquerda” (via Brooklyn Vegan):

Eu não sou um cara político. Não teve nada a ver com a Flórida. Eu me visto como mulher muito antes desses viciados em cliques ficarem sem fraldas. É muito louco com a tecnologia e as próteses hoje em dia, como elas se desenvolveram. Então eu só considerei trazer esse visual de volta.

Eu acho incrível como qualquer coisa que você diz é manipulada para soar como uma pauta fundamentalista de extrema direita ou esquerda.

De todo jeito, você pode ver registros dessa apresentação ao final da matéria.

Maynard James Keenan se posiciona contra restrições

Na mesma entrevista, Maynard James Keenan afirmou que não recebeu nenhuma intimação do estado da Flórida após o show, e que as leis contra drags servem apenas para políticos inflarem suas bases eleitorais.

O cantor ressaltou, no entanto, que não apoia qualquer tipo de restrição à arte:

Ninguém está aplicando a lei. Os políticos só criam aquilo e jogam no mundo para inflarem suas bases em ano eleitoral. Eu penso que limitar o acesso das pessoas a qualquer coisa é absurdo. Uma boa criação te permite ensinar aos seus filhos a serem razoáveis, decifrarem as coisas e decidirem por si mesmos que porra eles querem ou não querem ver.

Apesar de não ter uma turnê marcada, o TOOL já confirmou sua presença em alguns festivais este ano como o Power Trip, o Sonic Temple e o Louder Than Life.

LEIA TAMBÉM: Vocalista do TOOL diz estar “velho demais” para cantar clássicos da banda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!