Maynard James Keenan em entrevista a Steve-O

Esta semana, o álbum de estreia do TOOL está completando 30 anos de lançamento. Embora Undertow (1993) tenha sido um marco para o Metal Alternativo, a banda não costuma executar muitas músicas do disco ao vivo, e Maynard James Keenan acaba de explicar o motivo.

Prestes a completar 59 anos, o vocalista disse que está “velho demais” para fazer um show inteiro baseado em clássicos do início da banda.

Em entrevista ao podcast Wild Ride!, do humorista Steve-O, MJK falou sobre a dificuldade dos vocais de Undertow e Ænima (1996), quando sua banda explorava estruturas mais pesadas e “tradicionais”.

Ele justificou dizendo que todos os cantores sofrem alterações na voz ao longo dos anos, mas comentou que isso não é um problema, porque permite a ele “recriar” os hits antigos:

Com a idade, você encontra jeitos de cantar reduzindo danos. Você pode recriar as músicas sem ter que arrancar feridas, emocionalmente e literalmente. Eu não consigo fazer um show inteiro daquelas músicas, mas eu consigo colocar algumas no meio do set. Não dá pra esperar que os caras de antigamente façam a mesma coisa 30, 40 anos depois. O seu corpo não vai permitir que você se apresente da forma que se apresenta quando era mais jovem. Isso se aplica pra todo mundo.

Discos mais recentes do TOOL

A partir dos álbuns Lateralus (2001) e 10,000 Days (2006), até o mais recente Fear Inoculum (2019), o TOOL passou a experimentar mais o Metal Progressivo, mas ainda com vocais inacreditáveis de Maynard James Keenan.

Você prefere essa fase mais recente da banda, ou gostaria que eles tocassem mais músicas antigas ao vivo?

TOOL será atração do Power Trip

Em tempo, embora o TOOL não tenha planos de uma nova turnê global, eles foram anunciados como atração de alguns festivais ainda este ano, como o sensacional Power Trip, na Califórnia.

Confira logo acima o episódio completo em que Steve-O recebeu o vocalista Maynard James Keenan.

LEIA TAMBÉM: O Rock vive! Inspirados por Metallica e TOOL, jovens viralizam com covers incríveis

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!