Black Sabbath, Sepultura e Spiritbox estão entre as maiores bandas de Metal do mundo segundo o Spotify
Fotos via Wikimedia Commons

O Heavy Metal é, sem dúvidas, um gênero global. Suas origens são debatidas até hoje — e, pra falar a verdade, a discussão se estende até mesmo ao ponto de não ser exatamente claro o que é Metal e o que é Rock, isso sem nem entrar no mérito dos subgêneros dentro dessas categorias.

De toda forma, é inegável que o gênero pesado chegou com muita força a inúmeros ouvintes ao redor do planeta, e é claro que as bandas locais têm um papel muito fundamental nisso.

A maior parte do mundo irá mesmo consumir músicas de língua inglesa, e isso naturalmente dá uma grande vantagem aos grupos formados nos Estados Unidos e Reino Unido. Ainda assim, bandas de diversos outros países, como o nosso Sepultura, conseguiram alcançar o sucesso internacional através de diferentes contribuições ao gênero.

Aliás, não é exagero dizer que o Metal é um dos estilos mais democráticos de todos os tempos: é bem provável que um fã da música pesada consiga nomear uma ou mais bandas de diversos países, algo que dificilmente seria o caso para outros gêneros mais distantes dessa cena.

As maiores bandas de Metal de cada país do mundo

Curioso com essa expansão do Metal pelo mundo, um usuário do Reddit (Axxelschweiss) resolveu criar um mapa com as bandas do gênero mais escutadas de cada país no Spotify; o ranking, claro, é relativo à origem da banda e não a qual a banda mais ouvida daquele país, critério que provavelmente resultaria em um enorme mapa com Metallica estampado.

Os resultados são bem curiosos e você pode conferir os mapas a seguir. Logo após, veja também uma seleção do TMDQA! com mais detalhes sobre 20 países e suas bandas mais ouvidas.

As maiores bandas de Metal de 20 países do mundo

Continua após o mapa

Brasil: Sepultura

Por aqui, nenhuma surpresa: o Sepultura é mesmo a banda de Metal mais famosa a sair do país. São 1,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e o maior sucesso do grupo brasileiro é “Roots Bloody Roots”, que já acumula mais de 85 milhões de reproduções.

Argentina: Rata Blanca

No país vizinho, a maior banda é uma das poucas a chegar com força aqui no Brasil também. O Rata Blanca tem muita força na cena latina, alcançando inclusive números melhores do que o nosso Sepultura: são 3,1 milhões de ouvintes e o maior sucesso, a balada “Mujer Amante”, conta com 137 milhões de reproduções.

Venezuela: Cultura Tres

Saindo dos clássicos, o Cultura Tres é uma das revelações da cena sul-americana nos últimos anos e já se tornou a banda mais ouvida de Metal a sair da Venezuela. O grupo, ainda assim, conta com apenas pouco mais de 8 mil ouvintes mensais, mas “The World and Its Lies” já passa das 150 mil reproduções.

Vale lembrar que a banda conta com o baixista Paulo Xisto Jr., do Sepultura, e estará no Summer Breeze Brasil 2024 com um show especial. A gente te contou mais sobre as origens deste projeto sensacional nesta matéria.

Estados Unidos: Metallica

Mais uma vez confirmando o óbvio, a estatística nos diz que a banda mais popular a sair dos EUA é realmente o Metallica. O grupo de James Hetfield e companhia é disparado o mais ouvido da lista, com 25,6 milhões de ouvintes mensais – e o hit “Enter Sandman” também lidera com folga no quesito músicas, com 1,3 bilhão de reproduções no Spotify.

Canadá: Spiritbox

Olha a nova geração aí de novo! O Spiritbox já superou inúmeros nomes clássicos do Canadá, como o Anvil, e se tornou a banda de Metal mais ouvida do país com cerca de 2,2 milhões de ouvintes mensais. O grupo liderado por Courtney LaPlante ainda tem como principal sucesso “Circle With Me”, que chegou a 46 milhões de plays recentemente.

O autor do mapa destaca, no entanto, que o Rush seria a maior banda de Metal canadense para aqueles que considerarem o grupo Progressivo como parte do gênero. São pouco mais de 4 milhões de ouvintes mensais para Geddy Lee e companhia.

Reino Unido: Black Sabbath

Considerados pela maioria como os “pais do Metal”, o Black Sabbath obviamente era presença garantida na lista. Nem mesmo o tempo sem lançar novidades pesou contra a banda, que acumula 15 milhões de ouvintes mensais e já passou de 1 bilhão de plays em “Paranoid”, seu maior sucesso.

Noruega: Dimmu Borgir

Nas próximas posições, vamos mergulhar na lista dos países nórdicos, altamente reconhecidos por suas contribuições ao Metal. No caso da Noruega, a liderança é justamente de uma das bandas que conseguiu conciliar peso e um pouco mais de melodia: o Dimmu Borgir, que tem 480 mil ouvintes mensais e 16 milhões de plays em seu maior sucesso, “Gateways”.

Finlândia: Nightwish

Mostrando mais uma vez o quanto uma abordagem mais ligada ao Pop faz diferença, a banda líder da Finlândia, o Nightwish, dá uma surra nos números dos noruegueses. O grupo de Metal Sinfônico tem por volta de 2,7 milhões de vouintes e o hit “Amaranth” já conta com mais de 94 milhões de reproduções, seguido de perto por “Nemo” com 87 milhões.

Dinamarca: Volbeat

A Dinamarca é outro caso especial. O Volbeat é o líder inquestionável das estatísticas no país, com 5 milhões de ouvintes mensais e um hit de 327 milhões de reproduções em “Still Counting”.

No entanto, há uma longa discussão sobre o grupo ser ou não considerado Metal e, para aqueles que não consideram, o grupo mais famoso passaria então a ser o lendário Mercyful Fate, mas com números bem menos expressivos: 163 mil ouvintes mensais e um único sucesso com mais de 10 milhões de plays em “Evil”, que chegou aos 15 milhões recentemente.

Suécia: Sabaton

Sabaton é um verdadeiro clássico do Metal e lidera as estatísticas entre bandas que são inquestionavelmente parte do gênero na Suécia. Além de 166 milhões de reproduções no hino “To Hell and Back”, o grupo tem quase 3,2 milhões de ouvintes mensais e lidera as estatísticas nórdicas.

No entanto, para aqueles que consideram a banda como parte da cena Metal, o Ghost seria o campeão sueco com folga. São quase 8 milhões de ouvintes mensais, e o maior sucesso, “Mary on a Cross”, tem quase 549 milhões de reproduções graças a ter viralizado no TikTok.

Itália: Wind Rose

Apesar do mapa divulgado inicialmente contar com o Lacuna Coil representando a Itália, o autor fez uma correção posteriormente indicando que, na verdade, a banda italiana de Metal com mais ouvintes é o Wind Rose.

O grupo de Power Metal tem um grande sucesso com “Diggy Diggy Hole”, que acumula já mais de 54 milhões de reproduções, e impulsiona seu número de ouvintes mensais para quase 953 mil. Já o Lacuna Coil tem “somente” 686 mil ouvintes, e seu maior sucesso é uma versão de “Enjoy the Silence” com 34 milhões de plays.

Alemanha: Rammstein

Outra escolha que não deve surpreender ninguém é o Rammstein, que entra como representante da Alemanha. Além de famoso, o grupo é considerado revolucionário e rompeu diversas barreiras, se tornando uma das maiores bandas europeias de todos os tempos.

Atualmente, são quase 12 milhões de ouvintes mensais e o maior sucesso, “Du hast”, está prestes a chegar em 543 milhões de reproduções.

França: Gojira

A França não é exatamente um país com grande tradição no Metal, e por isso o Gojira não demorou para se tornar a banda mais famosa do gênero a sair de lá. O grupo já se aproxima de 1,9 milhão de ouvintes mensais, e o sucesso “Stranded” já superou as 100 milhões de reproduções.

Ucrânia: Jinjer

Seguindo ao leste europeu, temos mais uma banda liderada por uma mulher. Estamos falando da sensacional Tatiana Shmayluk, que comanda o Jinjer e conquistou muita gente com seus vocais em “Pisces”, maior sucesso do grupo com quase 40 milhões de plays. No total, são quase 761 mil ouvintes mensais para a banda.

Rússia: Slaughter to Prevail

Na Rússia, o polêmico e mascarado Slaughter to Prevail lidera com tranquilidade. A banda tem perto de 1,2 milhão de ouvintes mensais, impulsionados pelo hit “DEMOLISHER”, que já conta com mais de 48 milhões de reproduções.

Mas, antes de curtir mesmo o som dos caras, vale dar uma lida nesta matéria para entender algumas questões envolvendo o vocalista Alex Terrible.

Tunísia: Myrath

Apesar de ter algumas partes de seu continente sem representantes, a África tem, sim, alguns bons nomes do Metal. Um dos destaques vem da Tunísia: o Myrath. A banda já pintou por aqui outras vezes, sempre cercada de boas recomendações por sua sonoridade muito única.

Ainda que seja o nome mais popular do país, o grupo está entre os menos famosos da lista como um todo. São 121 mil ouvintes mensais, mas o maior sucesso, “Believer”, já superou os 5 milhões de plays no Spotify.

África do Sul: XavlegbmaofffassssitimiwoamndutroabcwapwaeiippohfffX

Sim, você leu certo. Com seu nome no mínimo curioso, a banda sul-africana XavlegbmaofffassssitimiwoamndutroabcwapwaeiippohfffX, carinhosamente apelidada de Xavleg por motivos óbvios, é a mais bem-sucedida de seu país com quase 133 mil ouvintes mensais. Seu maior hit é “Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis”, com quase 3,7 milhões de plays. Ufa, até cansou ler tudo isso!

Sem saber se isso piora ou melhora a situação, vale destacar que o nome da banda é, na verdade, o que está entre os dois X maiúsculos e trata-se de uma sigla para Acidic Vaginal Liquid Explosion Generated By Mass Amounts Of Filthy Fecal Fisting And Sadistic Septic Syphilic Sodomy Inside The Infected Maggot Infested Womb Of A Molested Nun Dying Under The Roof Of A Burning Church While A Priest Watches And Ejaculates In Immense Perverse Pleasure Over His First Fresh Fetus.

Acredite: é melhor não traduzir se você não entende inglês. Em tempo, outra banda de origem sul-africana muito mais famosa é o Seether, com cerca de 6,9 milhões de ouvintes e diversos hits, mas o grupo não costuma ser considerado como Metal e ficou fora da lista.

Mongólia: The HU

Chegando à Ásia, destacamos por aqui uma banda que tem chamado muita atenção em anos recentes por fazer Metal usando instrumentos tradicionais de seu país, a Mongólia. O The HU se tornou uma atração realmente única nesta cena e, por isso, já chegou a 1,4 milhões de ouvintes mensais. Seu maior sucesso, “Wolf Totem”, tem quase 55 milhões de plays!

Japão: BABYMETAL

Outro país asiático que tem produzido muita coisa boa nesta cena é o Japão, como inclusive te contamos neste especial aqui. No entanto, o que chamou mais atenção do mundo até agora é mesmo o Kawaii Metal do BABYMETAL, que já supera a marca de 2,1 milhões de ouvintes mensais e tem um hit de 85 milhões de reproduções na curiosa “Gimme chocolate!!”.

Austrália: Parkway Drive

Para fechar a nossa seleção, o Parkway Drive entra como representante da Austrália e, graças a algumas mudanças de sonoridade ao longo dos anos, o grupo tem conseguido atingir diferentes públicos. O resultado disso é a marca de quase 1,7 milhões de ouvintes, com sucessos como “Prey” (77 milhões de plays) e “Vice Grip” (quase 75 milhões de reproduções).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!