Spiritbox
Foto por Lindsey Byrnes

Se você acompanha o TMDQA!, tem visto uma onda de bandas e artistas revelando dificuldades financeiras, especialmente depois da pandemia. Agora Courtney Laplante, vocalista do Spiritbox, se juntou a esses desabafos.

Ela é a cantora de uma das bandas de Metal mais potentes da nova geração, com quase 1,3 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Mesmo com essas credenciais, Laplante disse ter dificuldade para pagar as contas, como a maioria de nós.

Em entrevista à revista Revolver, a vocalista afirmou que a “fetichização” dos músicos pelos fãs é mais um tabu que precisa ser derrubado no mundo do Rock:

Eu estou com 33 anos, e apostei a minha vida inteira na esperança de que isso iria compensar. Mas eu conheço a realidade… se as pessoas soubessem como esse mundo não é lucrativo, e quão pouco dinheiro a maioria das bandas ganha, elas provavelmente comprariam uma camiseta a mais na nossa lojinha.

Uma vez vi uma thread no Reddit dizendo: ‘essas pessoas precisam de empregos? Eles têm 700 mil ouvintes mensais’ [Hoje já são mais de 1 milhão e 300 mil]. E eu pensei tipo, ‘bem, isso não paga as contas de ninguém.’

A carreira de Courtney Laplante

Courtney Laplante começou a carreira em 2012 na banda Iwrestledabearonce, onde conheceu o guitarrista Mike Stringer, que hoje é seu marido. Eles fundaram o Spiritbox em 2016, e há dois anos lançaram o elogiadíssimo disco de estreia Eternal Blue.

A vocalista considera que persistir em uma vida na música parece loucura às vezes, e que ela já foi desencorajada por muita gente:

São mais de 10 anos perseguindo esse sonho maluco. Mas mesmo as pessoas que apoiam, não entendem de verdade – porque é uma coisa tão estranha de se querer fazer. Tipo, ‘por que você está gastando todo o seu dinheiro gravando músicas que ninguém quer ouvir?’. É difícil explicar porque é extremamente irracional. Quando eu falo em voz alta, penso ‘é… por que estou fazendo isso? Eu sou louca?’

Spiritbox está em turnê

Recentemente, artistas como Lorde, Denzel Curry, Animal Collective e Against Me! também fizeram um desabafo semelhante, que você pode relembrar clicando aqui.

O Spiritbox iniciou esta semana uma longa turnê pelo Canadá, Estados Unidos e a Europa, e a maioria das datas até julho já estão com ingressos esgotados.

Em 2021, eles foram Artista do Mês aqui no Tenho Mais Discos Que Amigos!, e você pode conferir aqui todo o nosso material especial sobre a banda.

LEIA TAMBÉM: Spiritbox lança EP “Rotoscope” de surpresa com direito a clipe da faixa-título

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!