Rage Against The Machine em 2020
Foto: RATM.com

Em 2019, a aclamada banda Rage Against The Machine anunciou seu aguardado retorno e pegou o mundo de surpresa.

A novidade veio com direito ao anúncio de uma extensa turnê e, obviamente, todos ficaram empolgados por finalmente terem a oportunidade de ver um dos grupos mais explosivos da história ao vivo novamente.

Acontece que, dali pra frente, uma série de infortúnios passou a fazer com que o futuro da banda estivesse novamente no ar.

Shows do Rage Against The Machine

Primeiro, é claro, a banda liderada pelo vocalista Zack De La Rocha sofreu com o resto do mundo todo, já que a turnê estava marcada para 2020 e foi cancelada por conta da pandemia de COVID-19.

O problema é que quando a ida a shows finalmente tornou-se segura, o grupo fez pouquíssimas performances antes que Zack machucasse a perna em uma das apresentações e não conseguisse mais se comprometer com o espetáculo.

A turnê do RATM, já remarcada por conta da pandemia, teve que ser adiada por tempo indeterminado, e agora é um verdadeiro ponto de interrogação.

Quem falou a respeito disso foi o guitarrista Tom Morello, que deu uma entrevista para a revista Rolling Stone.

Por lá, ele foi questionado a respeito da volta a partir do momento que Zack se recuperasse, e acabou pegando todo mundo de surpresa:

Vamos ver. Se houver mais shows, iremos anunciar essa novidade como uma banda. Eu não sei. Eu sei tanto quanto você, honestamente. Nesse exato momento estamos no processo de cura.

Enigmático, hein?!

Pois a resposta não parou por aí, e o músico continuou:

Se nunca mais houver um show, eu acho que essa turnê provou o ponto. Não diz respeito a quanto você excursiona. Diz respeito a como tudo acontece durante esses momentos em que você faz shows. O Rage Against The Machine fez 19 shows nos últimos 12 anos. E a ressonância desses 19 shows parecem, ao falar com fãs, como eventos históricos que mostram a ideia do que essa banda é ao vivo no palco.

Tom foi questionado, então, se o Rage Against The Machine é uma banda em hiato, e disse:

O Rage Against The Machine é como o anel em Senhor dos Anéis. Deixa os homens malucos. Deixa jornalistas malucos. Deixa a indústria da música maluca. Eles querem. Eles querem aquela coisa, e eles ficam malucos. Se houver shows do Rage, ou se não houver shows do Rage, você ficará sabendo pela banda.

Ao final, o jornalista perguntou se os 38 shows que foram cancelados seriam remarcados, e mais uma vez ouviu uma resposta cheia de dúvidas:

Os fãs do Rage Against The Machine pelo mundo merecem ver a banda? Sim. É claro que sim. Os tempos atuais se beneficiariam de uma banda potente culturalmente, espiritualmente e ‘rock and roll’ como o Rage no palco? Com certeza. Eu não tenho nenhuma novidade quanto a isso. Peço desculpas. Não há nada interno em nossas discussões que digam sim ou não.

Então tá.

Vale lembrar que em 2022 rumores chegaram a apontar para a confirmação de shows da banda aqui no Brasil.

Tom Morello no Brasil

Uma coisa certa é que Tom Morello vem ao Brasil em 2023 para se apresentar mais uma vez no festival Best Of Blues And Rock, que acontece em São Paulo.

Você pode garantir seu ingresso para vê-lo tocando clássicos do Rage Against The Machine e sons de sua carreira solo, clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!