IA papa
Crédito: reprodução

Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais uma imagem do Papa Francisco com um casaco chamativo no melhor estilo Drake ou Kanye West e muita gente ficou sem entender o que estava se passando.

Acontece que o registro foi criado pelo americano Pablo Xavier a partir de uma inteligência artificial e, com a repercussão do caso, o homem de 31 anos foi procurado pelo BuzzFeed News nesta segunda-feira (27) para falar pela primeira vez sobre o feito.

Ele, que trabalha na área da construção civil de Chicago, explicou que estava “viajando em cogumelos” quando teve a ideia de criar a imagem (via BuzzFeed):

Estava tentando descobrir maneiras de tornar algo engraçado porque é o que geralmente tento fazer. Eu tento fazer coisas engraçadas ou artes alucinantes. Mas pensei: eu deveria fazer o Papa. Então, veio como uma luva: ‘O Papa no casacão Balenciaga, Moncler, andando pelas ruas de Romas, Paris’, coisas assim.

Na entrevista, Pablo contou que, antes de compartilhar as imagens no Reddit, ele as postou em um grupo do Facebook chamado AI Art Universe. Depois, ele ficou chocado ao perceber que as fotos rapidamente se tornaram virais e disse até que se sentiu “um merda” pela confusão:

Eu fiquei simplesmente deslumbrado. Eu não queria que explodisse assim.

Que loucura! Confira as imagens ao final da matéria.

Imagem do Papa Francisco feita por IA confunde até famosos

Não foram apenas os anônimos que ficaram confusos com a publicação. Teve gente famosa que achou que se tratava de uma imagem real, e a foto chegou a ser publicada em diversos veículos sérios.

Esposa do cantor John Legend, a modelo Chrissy Teigen, por exemplo, foi ao Twitter e manifestou sua surpresa com os avanços tecnológicos:

Achei que a jaqueta do Papa fosse real e não pensei duas vezes. Sem chance de eu sobreviver ao futuro da tecnologia.

No Brasil, internautas brincaram com a situação e um até especulou o surgimento de um Papa rapper. Bom, esse não foi o caso, mas a gente te contou aqui outro dia mesmo sobre um padre que usa o Rap em missas.

Tá valendo?

LEIA TAMBÉM: Papa Frusciante: líder do Ghost diz que gostaria de ser guitarrista do Red Hot Chili Peppers

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!