Papa Francisco e o disco dos Racionais MCs
Montagem via Popload

Você sabia que o aclamado disco Sobrevivendo no Inferno, lançado há exatamente 25 anos pelo Racionais MC’s, já foi escolhido como presente pela Prefeitura de São Paulo para ser entregue ao Papa Francisco?

Bem, em 2015, o então prefeito Fernando Haddad participou de um seminário no Vaticano e levou como lembrança do Brasil o trabalho do icônico grupo de Rap liderado por Mano Brown.

Como informa uma matéria do g1, a ideia do presente foi repassada por um grupo de jovens da periferia ao coordenador de Políticas para Juventude da Prefeitura, Cláudio Aparecido da Silva.

O clássico lançado em 20 de dezembro de 1997, que foi apontado em 2018 como leitura obrigatória para vestibular da Unicamp, apresenta crônicas sociais e reflexões sobre a violência policial nas favelas, a negritude e a marginalização da população negra e pobre.

Sobrevivendo no Inferno tem em sua capa uma cruz e o Salmo 23, capítulo 3: “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça”, além de incluir faixas como “Genesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”.

Fernando Haddad, Racionais MC’s e Papa Francisco

Segundo o g1, Haddad teve uma audiência com o Papa Francisco na época mas não conseguiu entregar o disco em mãos.

Ainda de acordo com a matéria, a missão de deixar o álbum aos cuidados do pontífice ficou por conta do secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que ainda iria seguir no seminário em Roma, e entregaria o álbum, autografado pelo grupo, por meio do chanceler do Sacro Colégio.

Vasculhando outras matérias da época, ainda encontramos a informação de que a banda não sabia que havia autografado um vinil para o religioso argentino.

Você pode ouvir o disco do Racionais MC’s no player abaixo.

Também recomendamos a leitura de um texto de Xico Sá para o El País a respeito do “encontro” entre as letras de Racionais MC’s e a figura máxima da Igreja Católica.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!