Roger Waters adia pela segunda vez sua turnê
Reprodução / YouTube

Uma petição para reverter a decisão que proibiu Roger Waters de se apresentar em Frankfurt, na Alemanha, foi assinada por Eric Clapton, Tom Morello, do Rage Against The Machine, e até Nick Mason, do Pink Floyd.

Waters faria show na cidade em 28 de Maio como parte de sua turnê This Is Not A Drill, mas a apresentação do baixista foi cancelada pelos funcionários do Conselho Municipal de Frankfurt após acusações de antissemitismo.

Além dos nomes já citados, de acordo com a NME, Brian Eno, Peter Gabriel e o fundador da Soft Machine, Robert Wyatt, também assinaram o documento em solidariedade a Roger, assim como as atrizes Susan Sarandon e Julie Christie, além do diretor de cinema Ken Loach.

Atualmente, a petição conta com mais de 10 mil assinaturas e sua descrição diz:

A crítica de Waters ao tratamento de Israel aos palestinos faz parte de sua defesa de longo prazo em nome dos direitos humanos em todo o mundo. Os funcionários que difamam Waters estão engajados em uma campanha perigosa que propositalmente combina críticas às políticas ilegais e injustas de Israel com antissemitismo. Funcionários na Alemanha, organizadores de shows e plataformas de música não devem sucumbir à pressão daqueles indivíduos e grupos que preferem ver a música de Waters removida do que se envolver com os problemas que sua música destaca.

O teor da proposta está relacionado às críticas que Waters fez a Israel, como te contamos aqui.

Segunda petição pede cancelamento de outro show de Roger Waters

A decisão de cancelar a apresentação de Roger em Frankfurt aconteceu no mês passado, quando o conselho da cidade citou o “comportamento persistente anti-Israel” como justificativa para a proibição.

Agora, uma petição semelhante também surgiu contra o show do ex-Pink Floyd em Munique, marcado para 21 de Maio.

Atualmente, a decisão por cancelar o show em Frankfurt permanece em vigor e, na semana passada, a administração confirmou que Waters estava disposto a entrar com uma ação legal contra a decisão, classificando a proibição como “inconstitucional”, “sem justificativa” e uma tentativa de “silenciá-lo”.

Todas as outras datas da turnê de Roger seguem programadas para acontecer.

LEIA TAMBÉM: Roger Waters aparece introspectivo ao divulgar primeiro trecho da regravação de “Dark Side of the Moon”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!