Opinião
Crédito: reprodução

O grupo norueguês Mayhem se apresentaria na próxima terça-feira (21) no Opinião, em Porto Alegre, mas o show foi cancelado depois que o local amanheceu com uma faixa de protesto contra a apresentação.

Em publicação feita ontem (16) no início da tarde no Twitter, o perfil Hedflow divulgou uma foto que mostra os dizeres da faixa com conteúdo anti-nazista. Acompanhando o registro, a página escreveu:

Nesta quinta-feira (16) o Opinião, tradicional casa de shows de Porto Alegre (RS), amanheceu com essa faixa de protesto em sua porta. Desde que o show da Mayhem ganhou destaque na mídia, vários coletivos antifascistas estão se manifestando contra a apresentação da banda.

Diante da polêmica, a conta do Opinião na rede social também se manifestou algumas horas depois. No relato, o bar deu mais detalhes do ocorrido e confirmou o cancelamento do show da Mayhem:

Nos últimos dias, fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem, marcado para acontecer no Bar Opinião.

Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre. Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem. Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, mais informações serão enviadas por e-mail.

Oficialmente,
Opinião

Como informou a produtora, o valor dos ingressos será devolvido para os fãs. Confira as postagens ao final da matéria!

Mayhem estaria associada ao nazismo

Como você pode ver nos tuítes mais abaixo, o baterista do Mayhem, Jan Axel Blomberg, mais conhecido como Hellhammer, já declarou ser contra negros e afirmou que o Black Metal seria para brancos.

As afirmações no Twitter ainda indicam materiais do grupo que aparecem repletos de simbologia nazista. Vale lembrar, inclusive, que o Mayhem é conhecido por ser uma das bandas mais polêmicas da história, com direito a assassinato dentro de sua própria formação.

O crime foi cometido pelo ex-membro Varg Vikernes, mais famoso por ter sido fundador do Burzum e ter se transformado em um forte representante do supremacismo, propagando até hoje seus ideais após ter cumprido sua pena.

Como relembrou o perfil Hedflow, o grupo chegou a se apresentar no Brasil no ano passado em um festival no Maranhão e houve relato de uma tentativa de suicídio no meio da plateia.

Que horror!

LEIA TAMBÉM: “Não conhecia”: estrela do Pop, Zara Larsson pede desculpa após usar roupa de banda neo-nazi

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!