Zara Larsson
Crédito: reprodução

A diva pop sueca Zara Larsson foi criticada nas redes sociais após aparecer em um vídeo postado no TikTok no último sábado (28) usando um vestido com elementos da capa do álbum Filosofema, lançado em 1996 pelo Burzum, banda de Black Metal comumente associada ao neonazismo.

A peça, apesar de elogiada por muitos seguidores que não sabiam da história por trás da arte, recebeu críticas de muitas pessoas que identificaram a estampa da roupa e chamaram atenção para a problemática:

GAROTA. Estampa do Burzum no vestido? [risos] Ah, a doce inocência da criança.

Como apontou a Loudersound, o grupo, que já encerrou suas atividades, era liderado pelo músico norueguês Varg Vikernes, que cumpriu mais de 20 anos de prisão pelo assassinato do guitarrista do Mayhem, Euronymous, em 1993.

Mais recentemente, Vikernes se tornou conhecido ainda por ter opiniões políticas alinhadas com a extrema-direita expostas em redes sociais para seus seguidores, em grande maioria ligados aos movimentos neonazistas europeus, com foco na supremacia branca e masculina.

Complicado, hein?! Assista ao vídeo ao final da matéria.

Zara Larsson se pronunciou depois de polêmica no TikTok

A artista de 25 anos fez uma declaração ao jornal sueco Aftonbladet para responder às inúmeras críticas que recebeu na publicação que já conta com mais de 2 milhões de visualizações.

Zara disse que não fazia ideia do que se tratava a arte que seu vestido exibia e que o mesmo foi criado pelo estilista belga Raf Simons:

Ops, não fazia ideia. Só achei minhas roupas legais. Foi lamentável… Para esclarecer, eu não estava usando uma mercadoria deles, estava vestindo Raf Simons (com uma estampa deles, imagino).

A partir disso, claro, os comentários voltaram ao eterno debate sobre pessoas que não conhecem bandas de Rock e Metal usarem roupas associadas aos gêneros, como já havia acontecido anteriormente aqui.

LEIA TAMBÉM: “Familícia Neonazista”: Marcelo D2 condena ataques e quer investigação de Bolsonaro

@zaralarsson

Dress on short short #canttameher

♬ Can’t Tame Her – Zara Larsson

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!