10 brigas públicas de bandas

Ter uma banda é o emprego dos sonhos de muita gente. Para alguns, no entanto, o sonho acaba virando pesadelo e o que era um lugar de amizade e alegria se torna um inferno cheio de brigas, discussões e declarações ácidas.

Várias bandas, das mais longevas às mais curtas, passam por situações como essas e resolvemos montar uma lista justamente para relembrar 10 dessas brigas mais inesquecíveis, que acabaram ganhando outras dimensões quando os conflitos chegaram ao público geral.

Algumas dessas desavenças foram felizmente resolvidas, como a de John Lennon e Paul McCartney; no entanto, outras seguem em aberto e nos resta apenas torcer, afinal algumas reuniões que seriam históricas dependem dessa resolução.

De toda forma, confira e relembre essas brigas logo abaixo!

10Aerosmith: Joey Kramer x resto da banda

Em um dos conflitos mais recentes da música, o Aerosmith agiu mal com o seu baterista de longa data, Joey Kramer. Foi no começo de 2020 que, escalada para tocar no Grammy, a banda simplesmente decidiu que Kramer não era mais capaz de executar as canções com a energia necessária e resolveu tirá-lo da apresentação.

Eventualmente, depois de uma ameaça de processo do baterista e uma situação vergonhosa em que ele foi barrado do próprio ensaio (e sugeriram até mesmo um “teste” para ele retornar à banda), tudo parece estar resolvido e Kramer já voltou a tocar com os caras.

9The Beatles: John Lennon x Paul McCartney

Amigos, amigos, negócios à parte. Essa deveria ter sido a máxima adotada pelos Beatles depois do falecimento de Brian Epstein em 1967, mas o que aconteceu foi uma confusão entre Paul McCartney, que assumiu o papel administrativo principal, e John Lennon, que passou a questionar as decisões de Paul e escreveu até música (“How Do You Sleep”) tirando onda do, à época, ex-amigo.

Essa também teve um final feliz, já que Macca garantiu que fez as pazes com Lennon algum tempo antes de sua morte.

8Fleetwood Mac

Fleetwood Mac é amor — talvez até demais.

A banda se viu envolta em confusões amorosas entre seus integrantes logo depois do auge com Rumours (1977). Em um cenário regado a muitas drogas, os membros tiveram relacionamentos entre si; John McVie Christine McVie se divorciaram, Stevie NicksLindsey Buckingham engataram uma relação tumultuosa e a própria Stevie eventualmente teve um caso com Mick Fleetwood, que também era casado.

Tudo isso estremeceu as relações do grupo até os dias de hoje e gerou até processo na Justiça, que foi resolvido com um acordo.

7Black Sabbath: Bill Ward x resto da banda

É engraçado que o Black Sabbath mudou de formação inúmeras vezes, mas quando se fala na banda instantaneamente associamos a Ozzy OsbourneTony IommiGeezer Butler Bill Ward (ou talvez Ronnie James Dio na voz).

O fato é que a ideia de reunir essa formação original para uma turnê de despedida agradou muito, só que em 2011 a coisa degringolou por conta de acusações de que Bill não estaria conseguindo tocar as músicas. O cara não curtiu nem um pouco de ter sido “chutado” do grupo, e até hoje o clima não está muito bom entre as partes. Mas a reunião aconteceu de toda forma, com Tommy Clufetos fazendo a turnê seu lugar (e Brad Wilk no estúdio).

6Guns N’ Roses: Axl Rose x resto da banda

Essa é outra clássica. Com seu temperamento forte, digamos assim, Axl Rose foi afastando os outros integrantes do Guns N’ Roses e, enquanto surgiam projetos paralelos como o Velvet Revolver com ex-membros da banda, o GN’R ia se transformando em um Frankenstein de músicos completamente desconexos com a imagem do grupo.

No fim das contas, tudo foi resolvido. Pelo menos o suficiente para lançar uma turnê de reunião multimilionária e, pelo visto, até um novo disco.

5The Beach Boys: Mike Love x Brian Wilson

Hoje em dia vivemos em uma sociedade politicamente dividida, e a treta entre Mike LoveBrian Wilson é um exemplo disso. Enquanto o primeiro é apoiador declarado de Donald Trump, o segundo se mostra contrário aos ideais conservadores e a distância entre os ex-colegas só parece aumentar.

Mas a briga começou bem antes, com relação a royalties e créditos de composição, até que eventualmente Love resolveu simplesmente demitir Wilson e outros membros dos Beach Boys e ficar com o nome para si.

4Simon & Garfunkel: Paul Simon x Art Garfunkel

Simon & Garfunkel são nomes que vêm absolutamente conectados um ao outro. E também vêm acompanhados de uma treta de longa data, que culminou em 1970 no aclamado disco Bridge Over Troubled Water devido a uma discordância quanto à última música do trabalho — cada um queria gravar sua própria canção, e no fim acabaram não gravando nenhuma.

Não queremos culpar ninguém aqui, mas o que se sabe é que Art Garfunkel até tentou reconciliar e reconhecer o talento e a parceria de sucesso com Paul Simon, mas este último sempre rechaçou e se colocou acima de sua dupla.

Mais ainda, vale lembrar que eles chegaram a gravar um disco de reunião nos anos 80 e, do nada, Simon simplesmente retirou os vocais de Garfunkel e lançou o trabalho como solo. Assim fica difícil…

3Pink Floyd: David Gilmour x Roger Waters

Ah, o poder. O poder é complicado, e derrubou até mesmo o Pink Floyd devido a uma disputa interna entre dois dos mais geniais compositores da história. Roger Waters era o autor principal da maioria das canções mas, eventualmente, o grupo passou a ter David Gilmour encabeçando as ideias musicais.

Isso desagradou bastante Roger, que resolveu sair do grupo e Gilmour já chegou até a dizer que foi “um alívio” quando ele o fez. A banda continuou mas, no fim das contas, a banda nunca mais teve o mesmo impacto.

O único ponto positivo é que ganhamos duas excelentes carreiras solo, mas a treta (e a morte de Richard Wright) tornam praticamente impossível uma reunião do Pink Floyd já que, mesmo em 2020, Waters acusou Gilmour de trancá-lo para fora das contas da banda nas redes sociais.

2Oasis: Noel Gallagher x Liam Gallagher

É claro que não poderia faltar o embate mais famoso dos anos 90 pra cá. Ofensas gratuitas de um lado e de outro e muita discordância marcam a relação de Noel Liam Gallagher, que além de terem vivido na mesma banda têm o agravante de serem irmãos.

Já existiram tentativas de paz de ambos os lados mas, sempre que um cede, o outro parece incapaz de se conter e simplesmente aceitar o acordo; foi o que aconteceu recentemente, quando Liam cogitou reunir o Oasis e foi rechaçado por Noel, que fez questão de dizer, basicamente, que ele é quem vai decidir quando essa reunião acontece.

Essa dinâmica talvez tenha até ajudado a banda a ganhar um status ainda mais lendário do que já teria, mas o curioso é que de todas as escolhas dessa lista (tirando aquelas cujos conflitos já estão resolvidos, naturalmente) não é exagero dizer que o Oasis é o que tem mais chances de se reunir. Quem sabe?

1Mayhem: Varg Vikernes x Euronymous

Tá, a gente não poderia deixar de falar dessa aqui, mas é um exemplo extremo de como a coisa pode dar muito errado. A cena Black Metal sempre buscou chocar e ficou conhecida nos países nórdicos por, além do som pesado e com letras polêmicas, queimar igrejas e praticar outros crimes.

Um desses foi justamente algo que aconteceu internamente no Mayhem, considerado um dos maiores grupos do gênero na história. Se você não está familiarizado com essa história, recomendamos uma matéria em que fizemos por aqui mas, em resumo, as brigas internas fizeram com que Varg Vikernes assassinasse Euronymous, seu colega de banda.

Desde então, as pessoas boas da cena lutam para se desassociar do estigma de violência e de ideias nazifascistas e supremacistas propagados por Varg e outros membros.