The Black Crowes - Shake Your Money Maker
Divulgação

Se consolidar um disco de estreia na história do Rock já é tarefa para poucos, fazê-lo no período e no estilo que o The Black Crowes o fez é para raros. Estamos falando de Shake Your Money Maker, disco de 1990 que celebra hoje, 13 de fevereiro, seus 33 anos de lançamento.

Naquele ano, o Hard Rock dominava as paradas e o Grunge já estava na beira do campo, quase entrando de vez para dominar o jogo. Por isso, é de se admirar que um disco mais puxado ao Rock Clássico, com pitadas de Blues e Southern Rock, tenha chamado tanta atenção logo de cara.

Formada nos anos 80, a banda dos irmãos Chris Robinson e Rich Robinson contava também com Jeff Case (guitarra), Johnny Colt (baixo) e Steve Gorman (bateria), formação original que se uniu para gravar o trabalho em 1989.

Continua após o player

Carregado de grandes influências, Shake Your Money Maker começa já metendo o pé na porta com a grandiosa “Twice as Hard”, seguida pelas igualmente excelentes “Jealous Again” e “Sister Luck”, esta última uma balada que é um dos pontos altos do disco.

Vale lembrar que, um ano depois, o Guns N’ Roses usaria uma intro bem parecida com o instrumental da faixa na cover de “Knockin’ On Heaven’s Door”, de Bob Dylan.

Shake Your Money Maker e as inspirações e influências do Rock

Em mais um episódio de uma suposta inspiração no Black Crowes, a faixa “Seein Things” também parece ter chamado atenção, dessa vez de Richie Sambora. Um ano depois, ele lançou a semelhante “Stranger In This Town”, do disco de mesmo nome.

E falando em inspirações e influências, o disco também conta com “Hard to Handle”, uma cover de Otis Redding com um arranjo matador. Sem nem ter tempo de recuperar o fôlego, a sequência se dá com a poderosa “Thick N’ Thin”, seguida pela baladinha “She Talks to Angels”. Para fechar com peso, encerram o disco as ótimas “Struttin’ Blues” e “Stare It Cold”.

Continua após o player

Pesado e marcante, Shake Your Money Maker é presença garantida em listas de grandes discos de estreia, bem como em clássicos dos anos 90.

LEIA TAMBÉM: The Black Crowes celebra aniversário com show intimista no Tiny Desk

The Black Crowes no Brasil

Se você, como a gente, também é fã desse baita discão, saiba que a banda está prestes a desembarcar no país para um show único que celebra o aniversário do álbum.

O grupo toca em São Paulo, no dia 14 de março, e os ingressos ainda estão disponíveis. Não vai perder, né?

SERVIÇO

Data: Terça-feira, 14 de março de 2023
Abertura dos portões: 19h30
Horário do show: 21h30
Ingressos: A partir de R$ 170, no site da Tickets for Fun

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!