O Rock and Roll em sua forma mais classuda foi o protagonista da grande festa que o The Black Crowes promoveu em seu primeiro retorno ao Brasil após quase 30 anos. E, olha… quem não foi, perdeu!

A apresentação única no Brasil aconteceu nesta terça-feira (24), no Espaço Unimed, em São Paulo. O grupo dos irmãos Rich e Chris Robinson, que só veio ao país uma vez em 1996, trouxe pra gente a turnê que celebra as três décadas de seu disco de estreia, o imbatível Shake Your Money Maker (1990), na qual toca o álbum clássico na íntegra.

Mas antes da celebração começar, a banda paulistana Hurricanes foi quem abriu os trabalhos e esquentou os fãs que esperavam pelos Crowes. Com uma sonoridade bastante inspirada nos primórdios do grupo norte americano, os brasileiros mostraram todo seu talento e estética setentista no palco, contando até com uma dupla de backing vocals incrível. Emocionado, o vocalista Rodrigo Cezimbra agradeceu pela oportunidade, e recebeu vários aplausos por sua performance enérgica.

Após a abertura explosiva, finalmente chegou a hora de matar a saudade de uma das bandas mais clássicas e completas da história do Rock.

Continua após a foto

The Black Crowes em SP-21
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Às 21h30 em ponto, subiam ao palco os irmãos Robinson e os músicos Sven Pipien (baixo), Joel Robinow e Erik Deutsch (teclados), Brian Griffin (bateria) e Nico Bereciartua (guitarra), sob os gritos de um público que esperou quase 30 anos para vê-los aqui novamente.

Como tem feito durante toda a turnê, o grupo abre o show com a performance completa de Shake Your Money Maker, com faixas icônicas como “Jealous Again”, “Hard to Handle”, “She Talks to Angels”, “Struttin’ Blues” e várias outras — todas cantadas com muita emoção pela plateia.

E falando em cantar, Chris Robinson mostrou que está em sua melhor forma nos palcos aos 56 anos de idade. Isso porque, além de dançar e pular o tempo inteiro, o músico ainda impressionou com uma voz sensacional, dando a impressão de ter saído direto do disco gravado em 1989. Chris também pareceu impressionado com a multidão no Espaço Unimed, e não deixou de interagir e agradecer a plateia durante toda a apresentação.

Liderando uma banda afiadíssima, quem também se destaca é o guitarrista Rich Robinson e seus riffs incomparáveis. Ele, inclusive, trouxe um dos maiores racks de guitarra já vistos na história dos shows no Brasil — de longe, foi possível contar mais de 15 instrumentos. Bem mais sério que o irmão durante o show, Rich ainda se permitiu soltar alguns sorrisos pra plateia, que gritava seu nome a todo momento.

Continua após o vídeo

 

Assim que terminou de tocar SYMM na íntegra, o grupo emendou logo a ótima “Sometimes Salvation”, que muitos fãs não esperavam ouvir na setlist. A segunda parte do show continuou com “Wiser Time”, “Thorn in My Pride” e “Sting Me”, que antecederam um dos momentos mais incríveis da noite: o hit “Remedy”, que fez tremer a estrutura da casa (veja o vídeo acima). O grupo encerrou o repertório com “Virtue and Vice”, dando fim a uma verdadeira aula de Rock and Roll.

Vida longa ao The Black Crowes, e que não demorem outros 27 anos para voltar! Confira fotos da noite e o setlist logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: The Black Crowes no Brasil, novo disco e mais: Rich Robinson esquenta vinda da banda em papo com o TMDQA!

The Black Crowes em São Paulo – fotos e setlist

Parte 1 – Shake Your Money Maker

  1. Twice as Hard
  2. Jealous Again
  3. Sister Luck
  4. Could I’ve Been So Blind
  5. Seeing Things
  6. Hard to Handle (Otis Redding cover)
  7. Thick n’ Thin
  8. She Talks to Angels
  9. Struttin’ Blues
  10. Stare It Cold

Parte 2

  1. Sometimes Salvation
  2. Wiser Time
  3. Thorn in My Pride
  4. Sting Me
  5. Remedy
  6. Virtue and Vice

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!