Transmissão do Grammy 2022
Imagem de gramofone do Grammy via Shutterstock

A cerimônia do Grammy 2023 acontece no próximo domingo, 5 de Fevereiro. Para ir aquecendo, que tal relembrar os melhores vencedores da premiação?

A Billboard preparou uma lista super interessante com todos os vencedores do Grammy de “Álbum do Ano”, mostrando como os homenageados são capazes de contar a história das últimas seis décadas da música popular.

Separamos a seguir os discos que ocuparam as cinco primeiras posições da lista.

1. Stevie Wonder – Innervisions

Em primeiro lugar nessa seleção está o álbum Innervisions, lançado por Stevie Wonder e que ganhou o Grammy em 1974. O portal indica que o disco foi inovador e acrescenta:

  • Parece perfeitamente organizado e conceitualmente unido, mas ainda tem singles de sucesso que vivem fora de seu contexto mais amplo. Fala ao pessoal, ao cultural, ao político, ao universal. Está enraizado no pop clássico, rock e soul, mas avança para o futuro tanto sonora quanto tematicamente.

2. The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band 

O segundo lugar na lista foi ocupado por Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, vencedor em 1968 e que marcou o primeiro álbum de rock a ganhar o prêmio e a única vitória da banda em cinco tentativas. Sobre o disco, o portal declarou:

  • Era rock da perspectiva do autor, composto e estruturado como um filme, e executado e produzido como uma sinfonia. Seus detalhes ainda impressionam hoje: mesmo uma sobreposição de transição de três segundos entre duas das faixas mais fracas do álbum parece valer a pena estudar por semanas. Também balançou, mas isso era quase irrelevante: Sgt. Pepper’s provou o potencial de prestígio do rock, e não havia como voltar atrás.

3. Lauryn Hill – The Miseducation of Lauryn Hill

Já na terceira posição está The Miseducation of Lauryn Hill, de Lauryn Hill, que venceu como “Álbum do Ano” em 1999. O trabalhou marcou a primeira vez que um disco com influências do rap venceu a categoria.

  • Não é de estranhar que Miseducation tenha sido o único a fazê-lo, como mais um trabalho de genialidade precoce de uma artista solo que faz quase tudo com uma visão singular, enraizada no rap, mas ainda mais no soul, no sentido mais verdadeiro do gênero.

4. Michael Jackson – Thriller

Ocupando a quarta posição dos discos escolhidos está Thriller, de Michael Jackson. Ganhadora da premiação em 1984, a obra ajudou a reescrever as regras da indústria da música.

  • Não há nada de novo a dizer sobre um LP que é praticamente um gênero único, um conjunto ainda relevante para a música pop quase 40 anos após sua conquista do Grammy – embora após o lançamento do documento Leaving Neverland seja um álbum com o qual muitos fãs tiveram que reavaliar seu relacionamento nos últimos anos.

5. Bee Gees & Vários Artistas – Trilha Sonora de “Embalos de Sábado à Noite”

Encerrando o Top 5 da lista publicada pela Billboard está a trilha sonora do filme Embalos de Sábado à Noite, que conta com o grupo Bee Gees e outros artistas. O trabalho vencedor do Grammy em 1979 mostra os irmãos Gibbs no auge de suas carreiras. Sobre a obra, o portal apontou:

  • Reduza as 17 faixas daqui para a meia-dúzia de canções originais dos Bee Gees e ainda é um clássico atemporal, sem mencionar um baita ponto de partida para uma compilação de grandes sucessos. Mas ‘Embalos de Sábado à Noite’ supera ‘O Guarda-Costas’ aqui porque o resto é quase tão essencial quanto: hits de pioneiros do disco como KC and the Sunshine Band e The Trammps estão entre os melhores da era, clássicos reescritos por David Shire e Walter Murphy são charmosamente datados e os improvisos cedidos a Yvonne Elliman e Tavares mostram que nem mesmo Reggie Jackson ou Rod Carew estavam acertando tanto quanto Barry Gibb em 1977.

Confira abaixo o Top 10 escolhido pelo portal norte-americano e veja aqui a lista completa com os 64 vencedores do Grammy de “Álbum do Ano”.

1. Stevie Wonder – Innervisions (1974)
2. The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1968)
3. Lauryn Hill – The Miseducation of Lauryn Hill (1999)
4. Michael Jackson – Thriller (1984)
5. Bee Gees & Various Artists – Saturday Night Fever Soundtrack (1979)
6. Stevie Wonder – Songs in the Key of Life (1977)
7. Fleetwood Mac – Rumours (1978)
8. Carole King – Tapestry (1972)
9. Adele – 21 (2012)
10. U2 – The Joshua Tree (1988)

I WANNA BE TOUR

Em poucos dias o Brasil receberá uma turnê incrível com gigantes do Emo e Rock Alternativo; garanta o seu ingresso por aqui!