Lula e Margareth Menezes
Foto por Ricardo Stuckert

Margareth Menezes confirmou que será a nova Ministra da Cultura no governo Lula a partir de 2023.

A cantora baiana de 60 anos contou com o apoio de Janja, esposa do futuro presidente, na decisão que acabou de ser confirmada em seu perfil oficial no Instagram.

Além de Margareth, foram cogitados também o ex-ministro Juca Ferreira, os atores Lázaro Ramos, Marieta Severo e a cantora Daniela Mercury.

Margareth também será uma das mais de vinte atrações do Festival do Futuro, que irá celebrar a posse de Lula em Brasília no dia 1º de Janeiro de 2023.

Como te contamos aqui, o evento contará com shows de Pabllo Vittar, Duda Beat, Gaby Amarantos, Martinho da Vila, Chico César, BaianaSystem, Gilsons, Maria Rita, Valesca Popozuda e Teresa Cristina.

Margareth Menezes no governo Lula

Icônica cantora de AfroPop e Axé, Margareth Menezes soma em sua carreira 21 turnês mundiais, 14 álbuns e segue influenciando diversas gerações com seu hits como o clássico dos anos 80 “Faraó – Divindade do Egito”.

Ela é fundadora da Associação Fábrica Cultural, uma ONG sediada na Bahia que atua na área da cultura, educação e sustentabilidade. Além disso, Maga dirige o Mercado Iaô, agência de produção cultural de Salvador, e é embaixadora da IOV-UNESCO, grupo que visa preservar e fomentar a produção cultural em todas as suas formas.

Neste ano, a artista baiana foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na lista da Most Influential People of African Descent (MIPAD).

Além disso tudo, a carreira de Margareth Menezes é marcada pelo reconhecimento internacional, já que acumula indicações ao Grammy e ao Grammy Latino e teve discos importantes como Kindala (1991) e Elegibô (1990) alcançando o topo das paradas de World Music na Billboard.

Não à toa, o site oficial de Margareth Menezes tem versões em Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Ao falar sobre o novo desafio, a artista comentou:

Agradeço ao presidente @lulaoficial pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país! Eu, como artista, sei que não será fácil, por isso, peço o apoio e a força de todos os artistas, mobilizadores, realizadores e agentes culturais do Brasil e também de cada cidadão, para juntos, de mãos dadas, restabelecermos com plenitude essa área que é tão ampla, tão diversa e fundamental para todos nós. A riqueza da nossa cultura alimenta a nossa alma e fortalece a nossa identidade como nação. A cultura reflete a força, a grandeza e a beleza do povo brasileiro. Vamos precisar de todo mundo!

Ministério da Cultura

Lula destacou a importância da cultura em seu discurso de vitória e falou sobre restabelecer o Ministério que entre 2003 e 2008 foi liderado por Gilberto Gil.

Vale lembrar que quando o futuro ex-presidente Jair Bolsonaro assumiu o posto, ele rebaixou o Ministério para status de Secretaria, deixando claro que a Cultura não era um pilar importante do seu governo.

Entre seus secretários estiveram vários nomes polêmicos, como aquele que não teve qualquer tipo de pudor ao encenar um ritual nazista e o ator ex-Malhação, Mário Frias, que atuava como um verdadeiro cão de guarda do governo Bolsonaro nas redes sociais.

A atriz Regina Duarte também fez uma passagem bizarra pela Secretaria de Cultura, e deixou o cargo de forma constrangedora.

Nas eleições de 2022, Frias foi eleito Deputado Federal pelo PL de São Paulo. O partido é presidido por Valdemar Costa Neto, condenado a sete anos e dez meses de prisão no mensalão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!