Lula afirma em discurso de vitória que o Brasil vai
Reprodução / Twitter

Depois de ser eleito presidente do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dar esperança para aqueles que trabalham com cultura.

Em seu discurso de vitória, na avenida Paulista, na noite deste domingo (30), Lula citou a palavra 13 vezes — apenas uma coincidência, muito provavelmente — e declarou mais uma vez que irá restabelecer o Ministério da Cultura no país, além de prometer a criação de novas ações para ampliar o acesso. Ele disse (via Folha de SP):

Eu quero que vocês saibam que vamos recuperar o Ministério da Cultura e vamos criar comitês estaduais de cultura para que a cultura se transforme numa coisa a que todo mundo tenha acesso, para que a cultura se transforme numa indústria de produzir emprego e de gerar renda.

Vale lembrar que o Ministério foi rebaixado a Secretaria durante o governo de Jair Bolsonaro e, hoje, a pasta liderada por Hélio Ferraz integra o Ministério do Turismo.

Lula enaltece a cultura

O candidato do PT ainda fez uma comparação entre o respeito à cultura e o respeito à democracia em seu discurso ao criticar a gestão de Bolsonaro, que foi marcada por discursos de ódio à cultura, tentativa de censura de editais públicos e acusações de desidratação da Lei Rouanet.

Lula declarou, em um dos trechos mais impactantes de seu discurso:

Quem tem medo de cultura é quem não gosta do povo e não gosta de liberdade, é quem não gosta de democracia, e nenhuma nação do mundo será uma verdadeira nação se não tiver liberdade cultural. O país vai recuperar a sua cultura.

A reestruturação da cadeia produtiva cultural é de extrema importância depois do setor ter sido duramente perseguido pelo atual governo e também depois de muitos profissionais dessa área terem sido prejudicados pela pandemia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!