Djonga fala sobre politização da camisa do Brasil em podcast
Foto por PAM MARTINS / Reprodução / Instagram

Djonga, um dos artistas mais influentes do Rap Nacional atualmente, expôs sua opinião sobre o uso da camisa do Brasil, apelidada carinhosamente de “amarelinha”.

A fala do músico foi incluída no novo episódio do podcast NA RAÇA, apresentado por Bianca Santos, André Hernan, Elton de Castro e Marcelo Carvalho.

Através de sua conta do Instagram, Bianca compartilhou um vídeo com o trecho do comentário de Djonga que integrou o episódio intitulado “A politização da amarelinha mudou o jeito de torcer do brasileiro?”. Ele disse:

Bagulho é o seguinte mano, a camisa do Brasil foi apropriada, como vários símbolos que foram apropriados pela direita, pela extrema direita, como se fosse uma parada deles, tá ligado? E a camisa do Brasil é um símbolo pra muitas pessoas. Eu sei que tem muita galera da esquerda que não curte por causa de parada de simbolismo, que muitas coisas não combinam exatamente com a nossa luta.

Porém, mané, na periferia futebol, esporte, é uma parada muito importante, tá ligado? E pra periferia, a camisa da seleção significa vitória, significa exemplo, significa os jogadores ‘pretão’ que vestiram essa camisa e que trouxeram a gente até onde a gente [chegou] no futebol, tá ligado? Então assim, por isso que essa camisa nunca saiu da periferia, por isso que ela nunca vai sair e por isso que você pode se apropriar de qualquer parada, mas o que é da favela é da favela, o que é dos pretos é dos pretos, já era.

No quinto episódio do podcast, os apresentadores discutem justamente sobre “a história da camisa da seleção brasileira e qual a representatividade dela para nossa população”. Confira abaixo o recente discurso de Djonga e ouça o podcast com sua participação aqui.

Djonga e a camisa do Brasil

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência em Janeiro de 2019, seus apoiadores passaram a utilizar a camisa do Brasil como um simbólo da gestão do político.

Em Abril deste ano, Djonga, que diversas vezes criticou Bolsonaro e seus apoaidores pela apropriação, usou a blusa da seleção brasileira durante seu show no Breve Festival, que acontecu no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, com o intuito de resgatar o orgulho dos brasileiros de vestir o manto.

Meses depois, o rapper foi convidado para participar da campanha da CBF que tinha objetivo de “despolitizar” a camisa da seleção. Além disso, ele apareceu usando a blusa em uma campanha antirracista que teve como trilha sonora sua música “HAT TRICK”. Veja aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!