Roça Nova
Foto por Jessica Americano

É festa no interior! Uma das ótimas descobertas dos últimos anos, a Roça Nova chega expondo lado mais visceral em seu novíssimo single: “Conversa Pra Boi Dormir“.

Já disponível nas plataformas de streaming, a música carrega elementos extremos do rock de forma mais evidente, mas sem deixar de lado as influências regionais tão presentes no som da banda mineira. Encontro perfeito entre música caipira, rock e muito groove!

A novidade é revelada às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. A escolha da data (29) não foi um mero acaso. Implicitamente, os versos desconexos e surreais narram as distopias da manipulação em massa, um grito ácido que satiriza o efeito manada que transforma os homens em bois.

Novo single da Roça Nova

Gravada no Estúdio Nave, em Juiz de Fora (MG), “Conversa Pra Boi Dormir” traz em destaque duas guitarras que travam um duelo riffico delirante, enquanto o baixo e a bateria consolidam uma dinâmica simbiótica, conduzindo os atos ao longo da música.

A percussão se encontra com um emaranhado de efeitos que se convertem em grooves tribais de congas, assim como a voz, que parte de serenas vocalizações para berros ácidos e marcantes. Segundo o vocalista da Roça Nova, Pedro Tasca, o grupo se inspirou nos mais diversos gêneros para construir a sonoridade certeira para a faixa:

Audioslave, Nana Vasconcellos, Chico Science & Nação Zumbi, Sepultura… Tudo isso inspirou a nossa banda. Na melodia, trazemos uma atmosfera onírica com as percussões enquanto os riffs travam um duelo progressivo, com timbres cortantes.

A canção ainda encerra com uma breve citação instrumental a “Admirável Gado Novo“, clássico de Zé Ramalho com forte cunho político. A música referenciada foi lançada em 1979, durante a ditadura militar, e reflete sobre as contradições de uma sociedade capitalista, massificada, sob um regime autoritário.

O single estreia junto a um videoclipe com ar de curta, dirigido por Pedro Quíron. O audiovisual retrata a obscuridade a fim de ambientar o ser humano em sua forma mais bruta e animalesca. O material foi gravado no interior de Minas Gerais, na cidade de Liberdade.

Assista abaixo ao clipe de “Conversa Pra Boi Dormir”!

Continua após o vídeo

Com a Roça Nova na Carroça Nave

Formada em 2020, no interior de Minas Gerais, a Roça Nova mistura rock rural com ritmos afrolatinos regionais, resultando em uma sonoridade singular. “Caipigroove” é o termo usado pela banda para definir o seu som, que ainda traz pitadas psicodélicas.

Além de Pedro Tasca (voz e violão), o grupo conta com Marco Maia (guitarra), João Manga (bateria), Hector Eiterer (baixo), Tiago Croce (viola e guitarra) e Bernardo Leitão (percussão e voz). Alcançando novos voos com a sua carroça nave, em 2022 o sexteto venceu o concurso de bandas do Festival João Rock e abriu o palco principal do evento, onde cativou o público presente.

“Conversa Pra Boi Dormir” é a primeira inédita da Roça Nova desde sua passagem pelo festival no interior paulista. O single, que chega de forma independente, sucede o álbum Tramoia, lançado no início de 2021. No mesmo ano, o grupo realizou uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo para lançar o álbum em vinil — que agora se encontra à venda na sua lojinha oficial.

Roça Nova - Conversa Pra Boi Dormir
Imagem: Capa do single “Conversa Pra Boi Dormir” por Paulo Abreu

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!