Gabriel Martins Lula
Reprodução/Twitter

Nesta segunda-feira, o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou um ato com artistas em seu apoio em São Paulo. Entre eles estava Gabriel Martins, diretor e roteirista do filme Marte Um, representante do Brasil no Oscar 2023.

Além do cineasta de Minas Gerais, participaram do evento grandes músicos como Roger Waters, Caetano Veloso, Chico Buarque, Emicida e Pabllo Vittar. Vale ressaltar que estamos a cinco dias da eleição, que acontece neste domingo, dia 2.

Mas a fala de Gabriel Martins foi uma das mais impactantes do encontro. Perguntado sobre o filme, o diretor lembrou que ele só foi possível graças a editais de incentivo voltados à população preta que foram lançados nos governos petistas:

Esse é o Brasil de Lula e Dilma, porque sem eles esse filme não existiria. Esse filme é fruto do Edital de Ação Afirmativa, o primeiro e único para pessoas pretas. Eu sou um cineasta preto e periférico, como vários amigos que estão aqui. Por causa de Lula e Dilma, pela primeira vez na história do Brasil, uma pessoa preta vai representar o país no Oscar.

Confira abaixo a fala do diretor no evento de apoio a Lula, e assista ao trailer de Marte Um na sequência.

Marte Um já ganhou prêmios em Gramado

Marte Um conta a história de uma família da periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, tentando sobreviver em um país que acabou de eleger um candidato de extrema-direita.

O filme venceu Melhor Longa, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical no Festival de Cinema de Gramado, e também foi selecionado para os festivais americanos Sundance e Tribeca.

No Oscar do ano que vem, o longa de Gabriel Martins foi pré-selecionado para disputar uma vaga pelo Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. Marte Um estreou em agosto e segue em cartaz nos cinemas.

https://twitter.com/lucasrohan/status/1574515437630627841

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!