Lorde no Primavera Sound São Paulo 2022
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Recentemente, te contamos por aqui de bandas americanas de médio porte, como Garbage e Animal Collective, estão cancelando shows e relatando problemas para realizar turnês. Agora, a gigante Lorde se juntou ao coro e falou sobre a crise no mercado da música ao vivo.

Como Shirley Manson e Laura Jane Grace já haviam feito, a jovem cantora neozelandesa listou dificuldades financeiras para artistas colocarem o pé na estrada em 2022.

Segundo Lorde, os problemas passam pela crise econômica global no pós-pandemia, com a demanda de shows que ficou represada por dois anos:

Para artistas, promotores e equipes, as coisas estão em um nível de dificuldade quase sem precedentes. É uma tempestade de fatores. Começando com os três anos de shows represados acontecendo ao mesmo tempo. Adicione a desaceleração econômica global.

No lado logístico, há demissões em massa de tripulantes, custos de transporte e hospedagem inflacionados, custos contínuos com testagem de Covid-19, e os absurdos custos de frete. Transportar os equipamentos de palco pelo mundo está custando até o triplo do preço pré-pandemia.

Dificuldade é maior para artistas menores, diz Lorde

A artista Pop destacou seus próprios privilégios, pelo tamanho de sua turnê, e lembrou que artistas que vendem menos ingressos estão preferindo ficar afastados dos palcos:

A queda dos lucros não é tão ruim para uma artista como eu, eu sou sortuda. Mas pra todos que vendem menos ingressos que eu, fazer turnês tem sido um esforço descomunal para equilibrar as contas ou enfrentar dívidas. Alguns nem podem cogitar turnês, mesmo que vendam todos os ingressos. A matemática não faz sentido. Compreensivelmente, isso cobra um preço. Um monte de artistas está cancelando shows citando problemas de saúde mental, e eu realmente acho que o estresse financeiro é um dos fatores.

Vale lembrar que Lorde está realizando neste momento a turnê mundial de seu terceiro álbum, Solar Power (2021). Ela se apresentou na primeira edição do festival Primavera Sound em São Paulo no último dia 6.

Já nesta quarta-feira, a cantora fez um show no Rio de Janeiro em que transformou o palco em uma verdadeira pista de dança e até falou português. Leia aqui a nossa resenha.

LEIA TAMBÉM: Lorde e Phoebe Bridgers se juntam em um dos melhores momentos do Primavera Sound São Paulo; assista

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!