Guns N' Roses compartilha vídeo provando o esforço de Axl Rose para cantar
Reprodução / YouTube

O desempenho vocal de Axl Rose durante o show do Guns N’ Roses no Rock in Rio chamou a atenção do público.

Como falamos em nossa resenha, apesar da banda ter reunido em sua incrível performance clássicos e covers de Bob Dylan, Misfits e mais, Axl parecia não estar em um de seus melhores dias já que sua voz não atendeu às expectativas dos fãs.

No dia seguinte à apresentação, o próprio vocalista utilizou suas redes sociais para se desculpar por sua performance, afirmando que estava “um pouco mal” e avisando que não estava com COVID, como te mostramos aqui.

Após o show, o professor de canto Márcio Guerra publicou uma análise em vídeo, divulgada em seu canal do YouTube, apontando alguns detalhes que justificam o desempenho do lendário cantor.

Axl Rose e os problemas na voz em show do Guns N’ Roses

Com os graves do cantor sendo elogiados por continuarem quase intactos, o profissional da área vocal disse, segundo a transcrição da Whiplash (via Igor Miranda), que o problema está mais concentrado nos agudos, mais especificamente no drive, aquele som “rasgado” que se tornou uma marca do artista.

De acordo com o professor, a técnica usada com frequência ao longo da carreira de Axl prejudicou a voz dele forma irreparável. Ele explicou:

Axl Rose ainda tem o vibrato, ainda tem a memória daquilo que ele fazia, a memória dele ainda está lá. A voz é que não corresponde mais. […] Axl ficou durante muito tempo usando o drive com muita força, espremendo a laringe e com isso conseguindo um resultado com a voz, que é uma marca do Guns N’ Roses, que a médio e longo prazo ele teve que pagar o preço.

Márcio Guerra apontou que o drive está para a voz assim como o pedal de distorção de uma guitarra. Usando o icônico Slash como exemplo, o professor refletiu sobre como o guitarrista soaria se fosse obrigado a usar apenas o som limpo de seu instrumento.

Em seguida, uma cirurgia pela qual Axl Rose teria sido submetido há alguns anos também foi citada, mas ele não entrou em detalhes a respeito do procedimento, que não foi confirmado oficialmente pelo Guns N’ Roses:

Chegou uma hora que é: ou você faz a cirurgia e para de usar o drive, ou uma hora vai dar ruim e a voz vai acabar. Ele optou pela cirurgia, que alisa as pregas vocais, [mas isso] tem o seu efeito na hora de cantar.

Guerra também levou em consideração para justificar os problemas na voz de Axl fatores como a idade do músico, que tem 60 anos, e seu estado de saúde que, como foi informado pelo próprio, não era dos melhores naquela noite.

Você pode conferir a análise completa no vídeo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!