Melhores games
Imagens: Reprodução

Quando os jogos passaram da tradição oral ou dos tabuleiros para um console eletrônico, desde os clássicos Atari e Mega Drive, passando pelos portáteis da Nintendo e indo até os modernos PlayStation e Xbox, muita gente se preocupou com os efeitos daquela “realidade paralela” para as crianças.

Hoje, os videogames são reconhecidos como ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento cognitivo, solução de problemas, concentração, alívio de stress… ou só pra se divertir em família ou matar o tempo num fim de semana chuvoso, é claro.

Mas, ao longo dessa história, alguns títulos se destacaram pela inovação nos gráficos, na mecânica de jogo ou nas narrativas complexas.

Os apresentadores e ouvintes do Podcast TMDQA! selecionaram os 6 jogos que mais marcaram suas vidas exatamente por trazer algo novo, o que fez com que ficassem colados na telinha seja na infância ou depois de adultos.

Toda quinta-feira no Debate!, programa exclusivo e interativo para apoiadores, contamos com a ajuda de vocês pra eleger os favoritos em alguma categoria, entre música, cinema e entretenimento. Clique aqui para ouvir e participar da próxima lista!

6 títulos que revolucionaram o mundo dos games

Super Mario 64 (1996)

Provavelmente o personagem mais marcante da história dos videogames, Mario aparece aqui pela primeira vez em um ambiente 3D, podendo explorar diversas direções e desafios em um mundo aberto, sem limite de tempo.

Extremamente revolucionário para a época, o jogo desenvolvido para Nintendo 64 é repleto de fases secretas, “easter eggs” e estrelas escondidas que deixam ainda mais divertido o objetivo de sempre: resgatar a princesa Peach do vilão Bowser.

Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000)

Fãs de música têm esse jogo num espaço especial no coração. Desenvolvido pela Neversoft para PlayStation 1, o game tem uma trilha sonora que apresentou muita gente a bandas como Public Enemy, Rage Against The Machine e Bad Religion.

Mas, assim como o exemplo anterior, o grande mérito de Tony Hawk’s é o mapa gigantesco que deixa o jogador livre para explorar uma série de segredos além do objetivo principal, que é somar pontos emendando manobras alucinantes.

Just Dance (2009)

Esse foi pioneiro ao incorporar tecnologias de detecção de movimento. Mas, originalmente, o “dançarino” precisava ter nas mãos um controle do saudoso console Wii para rebolar ao som de sucessos do Gorillaz, Blondie, Katy Perry, Spice Girls e outros.

Ideal para jogar com amigos, o objetivo é se divertir enquanto copia os movimentos dos avatares na tela com a maior precisão possível. Até hoje, o jogo tem sua lista de músicas atualizada constantemente.

God of War III (2010)

Desenvolvido pelo renomado Santa Monica Studio para PlayStation 3, esse game ensinou muita gente sobre a mitologia grega. A história completa a trilogia de Kratos, ex-Deus da Guerra, em sua jornada por vingança contra os outros deuses do Olimpo.

O terceiro título da saga entrou para a história pelos novos ângulos de câmera, o sistema de magia e aprimoramento de armas avançado, além de conteúdo para download e gráficos que tornaram o protagonista um ícone dos videogames.

Sonic Mania (2017)

Para comemorar os 25 anos do ouriço mais famoso dos games, a Sega encomendou em 2017 um novo capítulo de Sonic que lembrasse os jogos clássicos, retornando para a jogabilidade em 2D.

O resultado foi um título que agradou os fãs antigos e ajudou a introduzir o game para uma nova geração, com a clássica história incluindo os parceiros Tails e Knuckles e o arqui-inimigo Doutor Eggman.

Kirby and the Forgotten Land (2022)

Fechamos a lista com um game atual, época em que está cada vez mais difícil fazer algo revolucionário. Mas a Nintendo acertou em cheio com uma fórmula antiga: colocar um personagem clássico em um ambiente 3D pela primeira vez.

Com uma das plataformas mais queridas do momento, o Switch, o jogador deve atravessar um mundo pós-apocalíptico para ajudar Kirby a livrar os Waddle Dees de uma força maligna, com vários mini jogos no meio do caminho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!